Apple Watch Ultra: o smartwatch mais radical de sempre já chegou

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Chama-se Watch Ultra e é o novo smartwatch de topo da Apple que tem chegada prevista às prateleiras das lojas no dia 23 de setembro.

É o wearable mais robusto de sempre da marca, tem autonomia para 60 horas e um botão Action que esconde muitas surpresas.

Apple Watch Ultra com novo botão Action e GPS mais preciso

Watch ultra
Crédito@Apple

O Watch Ultra é a grande novidade do universo de wearables da Apple e como se esperava chega “artilhado” com vários atributos para explorar os locais mais inóspitos e enfrentar as condições climatéricas mais adversas.

Direcionado para a prática “séria” de desporto, o Ultra apresenta o novo botão Action que fornece aos utilizadores um controlo físico imediato sobre uma série de funcionalidades, como por exemplo iniciar instantaneamente os treinos ou levar os atletas para treinos personalizados.

O Watch Ultra traz também novidades no GPS que, agora, oferece métricas e localizações mais precisas, graças à integração das frequências L1 e L5 e de novos algoritmos de posicionamento. Como resultado, os utilizadores têm agora novas métricas avançadas de corrida para avaliar o desempenho, como é o caso do comprimento de passada, tempo de contacto com o solo, oscilação vertical, potência de corrida, entre outras.

Ecrã maior e autonomia de até 60 horas

Num smartwatch concebido para acompanhar os utilizadores nas suas provações físicas mais exigentes, não pode faltar autonomia e a Apple também trabalhou esse ponto. De acordo com a empresa, o Watch Ultra fornece autonomia de até 36 horas, em utilização normal.

Mas ativando a nova configuração de baixo consumo de energia, o dispositivo pode ampliar a autonomia até às 60 horas. De salientar, que esta nova configuração que envolve uma frequência reduzida de GPS estará apenas disponível no final deste outono, adverte a Apple em comunicado.

Quanto ao ecrã, neste modelo é maior e 2 vezes mais brilhante do que qualquer outro modelo da marca, sendo que o mostrador em vidro de safira está preparado para enfrentar as condições mais extremas.

Design robusto e braceletes preparadas para o ar livre

watch Ultra
Crédito@Apple

Efetivamente este será o smartwatch mais robusto da Apple, graças à sua caixa de 49 mm totalmente concebida em titânio, preparada para acompanhar o utilizador em qualquer aventura

A Apple desenvolveu também novas braceletes, especialmente concebidas para enfrentar o ambiente ao ar livre. Por exemplo, a Alpine Loop conta com duas camadas em tecelagem contínua que permite um ajuste à medida, mas também possibilita uma fixação segura para um gancho em titânio. Tal como o nome indica, ideal para alpinistas.

Por sua vez, a Ocean Band foi desenvolvida para desportos na água. Nesse sentido, conta com uma fivela em titânio e é bastante flexível para fornecer conforto, mesmo com um fato de mergulho vestido.

Deteção de acidentes e uma sirene de 86 decibéis

watch Ultra
Crédito@Apple

A Apple quer que os seus wearables sejam intervenientes ativos na segurança dos seus utilizadores. A apresentação da nova geração de smartwatches começou, aliás, com histórias de resgates e salvamento, contadas por utilizadores ativos dos smartwatches da Apple.

Ora estando direcionado para as aventuras mais radicais, o Watch Ultra reforça este conceito ao integrar uma nova sirene de 86 decibéis. Ao ser acionada, emite um sinal sonoro que pode repetir-se durante várias horas. Inclui dois padrões, sendo que o primeiro sugere angústia enquanto o segundo imita o padrão SOS universalmente conhecido.

Preço e disponibilidade

A partir de hoje, alguns países selecionados, nos quais Portugal está incluído, podem já encomendar o Apple Watch Ultra que tem chegada prevista às prateleiras das lojas no próximo dia 23 de setembro.

Todos os modelos vão contar com comunicações móveis e o preço do modelo começa nos 1.009 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt