Apple Watch Series 8: recurso inovador pode não funcionar no lançamento do smartwatch

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que será no Watch Series 8 que a Apple vai estrear o seu recurso inovador de medição de temperatura corporal.

Mas, aquando do lançamento do novo smartwatch, este recurso poderá não estar totalmente apto para funcionar, sendo canalizado para outras funcionalidades.

Sensor de temperatura corporal não deteta febre, mas rastreia sono e ovulação

Apple Watch Series 7
O Watch Series 7 da Apple está disponível em Portugal com preços a começar nos 439 euros Crédito@Apple

Alguns rumores apontavam que o Watch Series 7 da Apple seria o primeiro smartwatch a incluir um sensor de temperatura corporal, mas chegados a setembro de 2021 verificámos que não.

Mas parece que este recurso, inovador e que vai diferenciar o smartwatch Apple de todos os modelos disponíveis no mercado, vai chegar finalmente com o Watch Series 8. No entanto, há um “pequeno grande” senão: na altura do lançamento do modelo, o recurso pode não estar a funcionar a 100%.

Tudo porque em setembro, altura em que será lançado, o sensor de temperatura corporal do Watch Series não vai conseguir detetar se o utilizador tem febre ou não, como a maioria esperava.

Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg e o Wall Street Journal, em setembro o sensor vai funcionar sobretudo para ajudar na fertilidade, permitindo às mulheres monitorizar o seu ciclo de ovulação, e para otimizar o rastreamento dos padrões de sono.

De acordo com Mark Gurman, no futuro, o sensor vai conseguir determinar se o utilizador está com uma temperatura corporal acima do normal, mas é bastante improvável que forneça uma medição exata e precisa da temperatura real.

Por outro lado, e devido ao facto de a Apple ter reforçado as funcionalidades de rastreamento de sono no sistema operativo watchOS 9, é bastante provável que a nova série de smartwatch traga consigo novidades neste recurso específico.

A razão pela qual o Watch Series 7 não inclui um sensor de temperatura corporal

Tal como já dissemos, muitos especialistas do mercado esperavam que a Apple integrasse um sensor de temperatura corporal no Watch Series 7, mas tal não aconteceu por uma razão técnica.

Na altura em que a série de smartwatches ia passar para a fase de testes de validação de engenharia (EVT), o algoritmo de temperatura corporal não conseguia cumprir todos os requisitos e, por isso, a Apple recuou na decisão de integrá-lo no modelo.

Na verdade, a Apple tem enfrentado alguns problemas exatamente neste ponto. Tudo porque a temperatura da pele varia, muito rapidamente, consoante o ambiente à volta. Ora uma vez que o smartwatch não faz a medição através de hardware integrado, o modelo está totalmente dependente de um algoritmo de temperatura corporal para fornecer resultados mais exatos.

Foi por esta razão que o Watch Series 7 não inclui a funcionalidade de medição de temperatura corporal e é também por esta razão que quando for lançado, o Watch Series 8 não vai ter a funcionalidade pronta a 100%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt