Apple: as razões para o adiamento do primeiro iPhone dobrável

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com o mercado de smartphones dobráveis a prosperar, a ausência da Apple no segmento é tema para muita discussão. Os relatórios da entrada da empresa neste mercado são vários, mas a sua consistência é baixa.

A qualidade do produto é uma das razões invocadas para o adiamento do primeiro iPhone dobrável, mas há mais. O lucro que a Apple poderá retirar deste produto é também apontado como um dos principais fatores para esta demora.

Baixa margem de lucro trava o primeiro iPhone dobrável

Fontes próximas da indústria tecnológica referem que a Apple não se mostra confortável com as margens de lucro obtidas no segmento dos smartphones dobráveis. Esta é uma das principais razões que impede a americana de entrar neste mercado.

Apple iPhone

O custo dos painéis OLED dobráveis é bastante mais elevado que um ecrã normal e isso não é, de todo, ignorado pela Apple. De modo a manter a sua habitual margem de lucro, a tecnológica americana teria de aumentar consideravelmente o preço de venda do seu produto.

Ora, isso é algo com que a Apple também não se sente confortável, o que significa que a empresa prefere adiar o lançamento do primeiro iPhone dobrável. Isto, pelo menos, até que os custos de produção destes painéis baixe.

Ainda que os valores não sejam oficiais, estima-se que a Apple tenha uma margem de lucro de, pelo menos, 50% em todos os seus produtos. Isto significa que se um exemplar custar 100 € a produzir, o seu preço de venda terá de ser 150 €.

Cadeia de produção ainda não convence a Apple

O analista Ross Young revela ainda o desconforto com as atuais opções para o fornecimento de componentes para a produção de um iPhone dobrável. A Samsung é a única que o consegue produzir ecrãs dobráveis em larga escala, mas isso não convence a Apple.

A principal preocupação da gigante americana é a capacidade de a sua rival de produzir esses painéis em larga escala. Há um elevado risco de a Samsung Display não conseguir acompanhar a procura existente pelos seus produtos e os da Apple em simultâneo.

Em suma, o principal entrave ao lançamento do primeiro iPhone dobrável parece ser inteiramente do ponto de vista comercial. Como várias vezes referido, a Apple prefere não ter um produto no mercado do que lançar um sem os padrões de qualidade por ela definidos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.