Apple iPhone 14 chega a 7 de setembro e arrasa em (novas) imagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante de Cupertino prepara-se para apresentar a nova geração de smartphones iOS. Teremos, com efeito, quatro modelos a estrear em 2022. A saber, teremos o Apple iPhone 14, iPhone 14 Max, bem como os modelos de topo, os Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max com novas câmaras, novo notch, processador A16 Bionic e mais novidades.

Ao que tudo indica, a empresa de Tim Cook deverá celebrar o seu evento de outono, onde tradicionalmente desvenda os seus Apple iPhone, a 7 de setembro. Este é o mais recente rumor, já reiterado em ocasiões anteriores, a dar conta de uma apresentação algo precoce tendo em consideração o habitual calendário da companhia norte-americana.

Preparam-se para os novos Apple iPhone 14 a 7 de setembro de 2022

Apple iPhone 14
Os vários modelos esperados para a gama de smartphones Apple Apple iPhone 14.

Os mais recentes relatos dão conta de poucas mudanças significativas entre a atual geração iPhone 13 e os sucessores, iPhone 14. Há, contudo, novidades dignas de nota para os modelos mais caros, os Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max nomeadamente no formato do notch, processador A16 Bionic e módulo de câmaras traseiras que passam de 12 MP para 48 MP.

O tamanho dos respetivos ecrãs permanece inalterado com 6,1 polegadas e 6,7 polegadas, respetivamente para os modelos-base e modelos Max. Para além disso, contamos com vários esquemas de cor para os equipamentos mais acessíveis a chegar em preto, branco, vermelho, azul e roxo. Mais uma vez, muito à semelhança dos atuais iPhone 13 da Apple.

O tamanho do ecrã variará entre as 6,1 polegadas e as 6,7 polegadas nos Max

Apple iPhone 14 Pro

O modelo base do Apple iPhone 14 deve manter o preço base de 829 € em Portugal, e 799 $ no mercado doméstico dos Estados Unidos da América. Estes modelos - iPhone 14 e iPhone 14 Max - não terão o mais recente processador A16 Bionic.

De igual modo, a câmara fotográfica será dupla, já com os novos sensores de 48 MP ao invés dos sensores de 12 MP usados até então pela tecnológica norte-americana. Contamos, não obstante, com melhorias no poder de processamento e na autonomia.

Apple iPhone 14

Teremos, a par do chipset A15 Bionic (ligeiramente melhorado), um total de 6 GB de memória RAM nos iPhone 14 e iPhone 14 Max, para além do modem Snapdragon X65 5G para acesso às redes móveis 5G. Terão também suporte para o WiFi 6E.

Dito isto, apesar de permanecerem muito idênticos aos modelos atuais, deixamos de ter um modelo mini para dar espaço ao novo Max. Teremos, aliás, uma melhor câmara frontal para as selfies e videochamadas, bem como preços essencialmente iguais.

As melhorias estarão sobretudo nos Apple iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14

Os modelos "Pro" terão desde logo o processador de nova geração - Apple A16 Bionic. Para além disso, terão um módulo de câmaras triplas com 48 MP, um incremento face aos 12 MP que têm sido usados pela Apple há vários anos.

Há, contudo, a preocupação com a qualidade de imagem em fotografia noturna, uma vez que mais pixeis num sensor de dimensões idênticas, resulta em pixeis de menor dimensão.

Estes modelos terão também os melhores ecrãs com alta taxa de atualização a 120 Hz em painéis AMOLED fabricados pela Samsung. Ao que tudo indica, terão uma taxa variável de atualização entre o 1 Hz e os 120 Hz para poupar energia.

Apple iPhone

Por fim, aponta-se a data de apresentação de 7 de setembro, algo que não está confirmado pela tecnológica de Cupertino. No decurso dos próximos dias, contudo, esperamos receber mais novidades sobre a próxima geração de smartphones iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.