Apple Watch Series 6: sabe quanto custa produzir este relógio

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Apple Watch Series 6 é a mais recente versão do smartwatch líder de mercado. É um dos mais completos gadgets do seu segmento que poderás adquirir, mas o seu preço de venda fixado nos €439 não faz dele um produto propriamente acessível.

A título de curiosidade, a agência de análise de mercado Counterpoint Research decidiu saber quanto custa à Apple produzir uma unidade deste relógio inteligente. Para surpresa, ou não, o valor de produção é substancialmente inferior ao de venda.

Apple precisa de €111 para produzir um Apple Watch Series 6

Segundo os dados publicados pela Counterpoint Research, uma unidade do Apple Wath Series 6 custa 136 dólares, cerca de 111 euros, a produzir. Portanto, a Apple reserva uma grande margem de lucro com o seu mais recente relógio inteligente.

Apple Watch Series 6

Embora a fonte não avance com os custos detalhados dos componentes, revela-nos o peso que cada um tem no orçamento de produção do produto. Com efeito, sabemos que os módulos de processamento e armazenamento representam 23,7% dos custos de produção do Apple Watch Series 6.

Só a caixa que armazena os componentes deste gadget representa 13% do seu custo de produção, a mesma fatia que o ecrã deste produto. Já os vários sensores que o tornam tão especial colhem uma fatia de 12% dos custos.

Vale ainda notar que os custos associados à montagem e teste do Apple Watch Series 6 representam apenas 8% dos 136 dólares necessários à sua produção. Este é um dos parâmetros que menos peso monetário tem para a Apple na produção do seu mais recente smartwatch.

Certamente interrogar-se-ão o que justificará o preço final com que este produto chega ao mercado. Friso que neste relatório não são expostos custos associados à publicidade, pesquisa e desenvolvimento ou expedição do mesmo para as lojas.

Não devemos ainda esquecer as taxas fiscais impostas em cada mercado que também influenciam ativamente o preço final de qualquer produto. Estes custos variáveis ajudam a explicar a discrepância de valores entre países.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.