Apple vai melhorar a forma de interação com as notificações no iOS 15

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Faltam poucos dias para o arranque da WWDC 2021, mas isso não impediu a Bloomberg de lançar mais um relatório acerca das novidades que a Apple reserva. Quem o assina é Mark Gurman, um dos mais respeitados analistas ligado à marca de Cupertino.

Uma vez mais, Gurman vem reforçar as mudanças que a Apple prepara para o iOS 15 e iPadOS 15. Ele aponta várias novidades no sistema de notificações do iPhone e um melhor multitasking no iPad.

Poderás definir estados no iPhone para automatizar reações a notificações

Com a introdução do iOS 15, a Apple prepara mudanças nos banners que surgem no iPhone assim que o utilizador recebe uma notificação. Mais importante que a mudança estética, é uma nova forma de gerir de que modo esses alertas chegarão ao utilizador.

Mark Gurman afirma que serão implementados estados com impacto nas notificações. Os utilizadores poderão definir cenários como "a conduzir", "a dormir" ou "a trabalhar" e isso terá consequências na forma como os alertas serão geridos pelo iPhone.

Este relatório, no entanto, não especifica de que forma os diferentes estados irão influenciar o sistema de gestão e resposta às notificações. É, ainda assim, mencionado um grande foco nas respostas automáticas e no novo design dos seus banners.

Interface do iPad poderá receber uma grande alteração

Atendendo agora à linha de tablets da Apple, Gurmam dá conta de algumas modificações de relevo na interface do iPad. O seu ecrã principal será talvez o grande beneficiário destas novidades, passando a ser possível colocar widgets em qualquer parte da sua interface.

Outro ponto alvo de atenção redobrada da Apple com o iPadOS 15 será o sistema de multi tarefa do iPad. Aqui, apenas é mencionado que as novidades planeadas irão facilitar a utilização de várias aplicações em simultâneo.

Privacidade será reforçada com os novos sistemas operativos

Após a introdução do iOS 14.5, a privacidade dos utilizadores e dos seus dados passou a ser um tema caro para a Apple. Nesse sentido, a WWDC deste ano não fugirá ao tema, com a tecnológica de Cupertino a preparar mais novidades.

Uma das principais novidades a ser apresentada será a implementação de um painel de controlo de privacidade. Um local onde serão aglomeradas informações de todas as aplicações terceiras e onde o utilizador poderá ficar a saber detalhadamente quais os dados que cada uma recolhe.

Uma nota final para sublinhar que o macOS não deverá receber novidades de grande impacto este ano. Depois da grande remodelação do mesmo no ano passado, é esperado que a nova versão seja um limar de arestas.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPad Mini com a característica mais desejada deve chegar este ano. Mas há um senão
  • Apple: números da adoção do iOS 14 não param de impressionar
  • Utilizadores de iPhone trocam para Android mais do que se pensava
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.