Apple Watch deixa de ter esta aplicação de conversação já no final deste mês

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Num movimento surpreendente e que chocou muitos utilizadores, a Meta vai retirar o Facebook Messenger do Apple Watch.

A partir do próximo dia 1 de junho, os utilizadores dos smartwatches da Apple deixam de receber ou enviar mensagens através desta aplicação de conversação.

Facebook Messenger vai desaparecer do Apple Watch a 1 de junho

Imagem do Apple Watch Ultra
Os smartwatches da Apple vão deixar de ter Facebook Messenger Crédito@Apple

A Meta acaba de surpreender e chocar todos os utilizadores do Apple Watch. Tudo porque a aplicação de conversação vai desaparecer do smartwatch já a partir do próximo dia 1 de junho. Tal significa que nesta data, os utilizadores não vão conseguir receber ou enviar mensagens na aplicação, a partir do wearable.

O anúncio foi feito, de forma discreta, numa notificação na aplicação Apple Watch Messenger, acabando por surpreender muitos utilizadores que desconheciam a situação. A Meta já confirmou a notícia, mas ainda não explicou publicamente as razões que levaram a tal decisão.

Esta estratégia vai afetar, de forma significativa, os utilizadores dos wearables da Apple. Até agora, era possível enviar/receber mensagens nos smartwatches, assim como fazer publicações ou carregar fotos a partir do mostrador do relógio inteligente, sem necessidade de usar o iPhone.

Fraca exposição a anunciantes pode ter ditado saída

Mas como alguns utilizadores e analistas afirmaram, esta conveniência levava a que a aplicação Facebook Messenger não fosse aberta com muita frequência, o que resultava numa exposição reduzida aos anunciantes presentes na plataforma de conversação.

E esta pode ser a razão para esta decisão surpreendente da Meta. A empresa de Mark Zuckerberg pode querer maximizar a receita publicitária. Ao retirar a aplicação do Apple Watch, a Meta consegue garantir que os utilizadores abrem efetivamente e passam mais tempo na aplicação Facebook Messenger, concebida para o sistema iOS.

Mas nem tudo são más notícias. Ao que tudo indica, os utilizadores de Apple Watch vão continuar a receber notificações no smarwatch, sempre que recebam mensagens, para não perderem o rasto aos contactos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt