Apple Watch: boas notícias para os utilizadores todos os modelos de 2022 são independentes do iPhone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple já confirmou. Todos os modelos de 2022 do Apple Watch são agora independentes do iPhone, visto que integram o seu próprio sistema de GPS.

Este atributo marca uma diferença significativa face aos modelos rivais e só é possível pela introdução de baterias maiores.

Modelos de 2022 do Apple Watch equipados com GPS de banda dupla

Apple Watch Ultra
O Apple Watch Ultra fornece autonomia para de até 36 horas Crédito@Apple

A Apple acaba de confirmar que todos os modelos de 2022 do seu smartwatch são agora independentes do iPhone, no que respeita à especificação de GPS. Mas vamos a pormenores.

De acordo com a empresa de Cupertino, o Apple Watch Ultra, o Watch Series 8 e o Watch SE estão equipados com o seu próprio sistema de GPS e, por essa razão, já não precisam do iPhone para fazer uso desta funcionalidade.

Este é um atributo que marca uma diferença significativa dos smartwatches da Apple para os seus rivais. O primeiro Apple Watch estava dependente de um iPhone para algumas funcionalidades. Mas em 2017, o Apple Watch Series 3 tinha já comunicações móveis e fazia chamadas telefónicas sem o smartphone.

Na geração seguinte, o Apple Watch Series 4 surgiu já com um sistema GPS seu, mas que ainda estava dependente do iPhone. Mas agora em 2022 tudo mudou.

Apple Watch SE
O Apple Watch SE de 2022 funciona de forma independente do iPhone, no que diz respeito ao sistema de GPS Crédito@Apple

Graças à integração de baterias com maior capacidade é já possível estes modelos terem o seu próprio sistema de GPS, independente do iPhone. A autonomia do Watch Ultra de até 36 horas suporta o uso de um sistema com esta exigência. Por sua vez, também os modelos Apple Watch Series 8 E SE estão equipados com baterias que aguentam igualmente as exigências de um GPS.

Todos estes modelos contam então com um sistema GPS de banda dupla. Uma das vantagens deste sistema é que é capaz de fornecer dados de localização bastante mais precisos. Tudo porque mede a precisão em centímetros enquanto o GPS com uma única banda oferece precisão com uma distância de cinco metros.

O sistema de GPS de banda dupla é bastante eficaz e útil em ambientes urbanos, uma vez que lida melhor com a densidade dos edifícios e outras estruturas que podem influenciar a precisão da localização.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt