Apple Watch: a impressão 3D pode mudar o futuro dos smartwatches

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple quer reduzir custos e, em simultâneo, ter uma produção amiga do ambiente e pode vir a usar uma solução inovadora para cumprir estes dois parâmetros.

De acordo com os rumores mais recentes, a empresa de Cupertino pode recorrer à impressão 3D para produzir modelos do Apple Watch Ultra e, consequentemente, mudar o futuro de produção dos seus wearables.

Impressão 3D pode ser utilizada na produção de outros equipamentos Apple

imagem do Apple Watch Ultra
A Apple está a testar a impressão 3D, há já três anos, para a incluir na produção de alguns dos seus equipamentos Crédito@Apple

Recentemente, o analista Ming-Chi Kuo avançou que a Apple podia recorrer à impressão a três dimensões para produzir alguns componentes do novo Apple Watch Ultra. Agora, Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg confirma esta informação e adianta que a empresa de Cupertino está a pensar em recorrer a impressoras 3D para fabricar o chassis dos seus smartwatches.

O conhecido jornalista cita “pessoas com conhecimento do projeto” como fonte da sua informação. A confirmar-se esta notícia, a Apple pode vir a mudar a indústria de wearables, pelo menos no que respeita à sua linha de produção.

Ao utilizar uma impressora 3D, a Apple não vai necessitar de cortar placas de metal para criar as peças do wearable. Retirando este passo do processo de produção, a empresa de Cupertino não só vai reduzir custos, como também estará a implementar uma produção mais amiga do ambiente.

As fontes citadas pelo jornalista Mark Gurman afirmam também que se este processo correr bem, a Apple pode recorrer à impressão 3D para construir peças para outros equipamentos do seu portefólio.

Fases do processo de fabrico com uma impressora 3D

O processo de fabrico com uma impressora 3D começa por usar o forjamento para criar pequenos blocos de material, já com um tamanho próximo do necessário para o relógio. Depois uma máquina de controlo numérico computorizado corta o metal e cria o desenho e orifícios previstos no design.

Depois passamos para um processo designado por Binder Jetting que cria o contorno geral do wearable já com um tamanho bastante aproximado do real. Esta impressão é feita com uma substância, semelhante a um pó, que após a aplicação de pressão e calor fica parecida com aço.

A mesma notícia avança que a Apple está a desenvolver esta técnica de produção há já três anos e que o processo tem sido testado para fabricar o chassis do Apple Watch Series 9 que deverá ser lançado no próximo dia 12 de setembro.

Mark Gurman avança ainda que não fica claro se as remessas iniciais do smartwatch da Apple vão ser construídas neste processo inovador. Mas que, possivelmente, os modelos comercializados em 2024 já vão ser produzidos segundo este novo método.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt