Parece que foi ontem, mas passaram-se mais de seis anos desde que a Apple enfrentou uma ação coletiva que a acusava a empresa de algo bastante grave. À data de lançamento do iOS 9 em 2015, a marca terá desacelerado o desempenho de alguns iPhone 4S que realizaram a atualização.
Agora que o processo está finalmente concluído, a Apple concordou em pagar 15 dólares a cada um dos proprietários que tiveram problemas de desempenho neste smartphone. Terá valido a pena a espera?
Apple vai pagar 15 dólares a quem teve um iPhone 4S afetado pelo iOS 9
Como escreve o MacRumors, esta ação conjunta foi inicialmente lançada em dezembro de 2015 por representantes de utilizadores queixosos do iPhone 4S. Estes serão habitantes de Nova Iorque e Nova Jérsia.
Este processo acusou a Apple de anunciar de forma falsa a atualização do iOS 9. Em causa estaria o facto de trazer desempenho melhorado, o que visivelmente não aconteceu a estes utilizadores.
“Os queixosos apresentaram coletivamente a queixa operativa nesta ação alegando que a Classe foi prejudicada quando os consumidores atualizaram para o iOS 9 os seus iPhone 4S após serem expostos à descrição supostamente falsa da Apple do novo sistema operativo”, pode ler-se.
Apple anunciou o iOS 9 como um passo em frente no desempenho
“A acusação alega que a Apple deturpou que o iOS 9 era compatível com o iPhone 4S e melhoraria ou “melhoraria o desempenho” para que assim os clientes descarregassem atualização de software. Em vez disso, alega a acusação, o iOS 9 diminuiu significativamente o desempenho dos seus dispositivos iPhone 4S”, conclui-se.
A Apple anunciou o iOS 9 como a “experiência móvel mais avançada”, com “desempenho mais responsivo”. Agora terá de desembolsar qualquer coisa como 20 milhões de dólares para compensar os proprietários destes equipamentos nas referidas cidades.
Vai ser criado um site para os utilizadores que acreditam ter sido lesados por esta práticas preencherem um formulário e poderem ser reembolsados.
Editores 4gnews recomendam: