Apple: utilizadores estão menos interessados no iOS 15 que no iOS 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple tem entre os seus trunfos o controlo absoluto do software criado e chega efetivamente aos seus dispositivos (hardware). É também uma das fabricantes com maior taxa de adoção das novas distribuições de software como é o caso do novo iOS 15.

Aliás, a cada nova distribuição do seu sistema operativo para dispositivos móveis iPhone estamos habituados a ver novos recordes serem quebrados, com a adoção de uma nova versão a superar a anterior. Todavia, este não parece ser o caso com o novo iOS 15.

Utilizadores têm adiado a atualização do iOS 15 para iPhone

Os dados são agora avançados pela agência de análise de mercado Mixpanel, referindo que a taxa de adoção do iOS 15 está aquém do verificado com o iOS 14. Com efeito, até às 12:00 horas da última quarta-feira, a adoção inicial do novo iOS era muito modesta.

Mais concretamente, às 12 horas do dia 22 de setembro, dois dias após o início da distribuição do iOS 15 a sua taxa de adoção ficava-se pelos 8,5%.

Colocando estes dados em perspetiva, no ciclo de atualizações para o iOS 14 nesse mesmo período a adoção desse sistema estava já nos 14,5% em todos os dispositivos eleitos.

Trata-se, portanto, de uma quebra muito significativa na velocidade e taxa de adoção de uma nova versão. Algo que nos sinaliza um forte atrito nos utilizadores para instalar a nova versão do sistema operativo desenvolvido pela Apple para os seus iPhone.

Taxa de adoção do iOS 15 significativamente abaixo do iOS 14

Em síntese, para um mesmo período, entre o iOS 14 e o iOS 15 a taxa de adoção inicial foi de 14,5% e de 8,5%, respetivamente. É uma diferença extremamente significativa mostrando que os utilizadores não estão propriamente ansiosos pela nova versão.

Importa notar que a Mixpanel mede a adoção de uma determinada versão do iOS mediante as visitas a websites e aplicações que usem o seu SDK de estatísticas. Portanto, estas métricas não serão exatamente precisas, ainda que já nos deem uma boa perceção.

Há, em comparação com o ano passado, uma maior inércia na adoção do iOS 15 comparativamente com o iOS 14, mesmo que as percentagens não estejam 100% certas. As causas para tal, contudo, não são uma grandeza quantificável pela fonte supracitada.

Apple ainda não divulgou métricas de adoção do iOS 15

A Apple tem por hábito divulgar os índices de adoção das novas versões do sistema operativo, não o tendo ainda feito à data de redação deste artigo. Por outro lado, caso a adoção do iOS 15 seja efetivamente deficitária, é provável que a Apple nunca divulgue tais métricas de adoção.

Aliás, a última vez que a gigante de Cupertino divulgou este tipo de dados foi em junho último. Na altura, mostrando que o iOS 14 havia sido adotado por 85% de todos os dispositivos eleitos para a atualização de sistema.

De qualquer modo, como a empresa fez saber, mesmo os utilizadores que decidam não atualizar para o iOS 15 - mantendo-se no iOS 14 - receberão atualizações de segurança. Assim, respeitando a sua decisão e mantendo os utilizadores mais seguros, mesmo na versão anterior do sistema operativo.

Por fim, aguardamos agora por novos indicadores e / ou algumas métricas divulgadas pela própria Apple. Entretanto, o iOS 15 continua a ser distribuído aos utilizadores eleitos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft Surface Go 3 chega mais potente e igualmente portátil
  • Surface Pro 8 é a evolução mais significativa em anos dos híbridos da Microsoft
  • Microsoft Surface Duo 2 é oficial! Uma grande evolução face ao original
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.