Apple: utilizadores estão menos interessados no iOS 15 que no iOS 14

Rui Bacelar
Comentar

A Apple tem entre os seus trunfos o controlo absoluto do software criado e chega efetivamente aos seus dispositivos (hardware). É também uma das fabricantes com maior taxa de adoção das novas distribuições de software como é o caso do novo iOS 15.

Aliás, a cada nova distribuição do seu sistema operativo para dispositivos móveis iPhone estamos habituados a ver novos recordes serem quebrados, com a adoção de uma nova versão a superar a anterior. Todavia, este não parece ser o caso com o novo iOS 15.

Utilizadores têm adiado a atualização do iOS 15 para iPhone

Apple iOS 15
A atualização de sistema começou a ser distribuída a 20 de setembro.

Os dados são agora avançados pela agência de análise de mercado Mixpanel, referindo que a taxa de adoção do iOS 15 está aquém do verificado com o iOS 14. Com efeito, até às 12:00 horas da última quarta-feira, a adoção inicial do novo iOS era muito modesta.

Mais concretamente, às 12 horas do dia 22 de setembro, dois dias após o início da distribuição do iOS 15 a sua taxa de adoção ficava-se pelos 8,5%.

Colocando estes dados em perspetiva, no ciclo de atualizações para o iOS 14 nesse mesmo período a adoção desse sistema estava já nos 14,5% em todos os dispositivos eleitos.

Trata-se, portanto, de uma quebra muito significativa na velocidade e taxa de adoção de uma nova versão. Algo que nos sinaliza um forte atrito nos utilizadores para instalar a nova versão do sistema operativo desenvolvido pela Apple para os seus iPhone.

Taxa de adoção do iOS 15 significativamente abaixo do iOS 14

Apple iOS 15

Em síntese, para um mesmo período, entre o iOS 14 e o iOS 15 a taxa de adoção inicial foi de 14,5% e de 8,5%, respetivamente. É uma diferença extremamente significativa mostrando que os utilizadores não estão propriamente ansiosos pela nova versão.

Importa notar que a Mixpanel mede a adoção de uma determinada versão do iOS mediante as visitas a websites e aplicações que usem o seu SDK de estatísticas. Portanto, estas métricas não serão exatamente precisas, ainda que já nos deem uma boa perceção.

Há, em comparação com o ano passado, uma maior inércia na adoção do iOS 15 comparativamente com o iOS 14, mesmo que as percentagens não estejam 100% certas. As causas para tal, contudo, não são uma grandeza quantificável pela fonte supracitada.

Apple ainda não divulgou métricas de adoção do iOS 15

Apple iOS 15

A Apple tem por hábito divulgar os índices de adoção das novas versões do sistema operativo, não o tendo ainda feito à data de redação deste artigo. Por outro lado, caso a adoção do iOS 15 seja efetivamente deficitária, é provável que a Apple nunca divulgue tais métricas de adoção.

Aliás, a última vez que a gigante de Cupertino divulgou este tipo de dados foi em junho último. Na altura, mostrando que o iOS 14 havia sido adotado por 85% de todos os dispositivos eleitos para a atualização de sistema.

De qualquer modo, como a empresa fez saber, mesmo os utilizadores que decidam não atualizar para o iOS 15 - mantendo-se no iOS 14 - receberão atualizações de segurança. Assim, respeitando a sua decisão e mantendo os utilizadores mais seguros, mesmo na versão anterior do sistema operativo.

Por fim, aguardamos agora por novos indicadores e / ou algumas métricas divulgadas pela própria Apple. Entretanto, o iOS 15 continua a ser distribuído aos utilizadores eleitos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.