A União Europeia continua irredutível na sua missão de tornar o USB a entrada universal de todos os dispositivos móveis.
E acaba de definir a data de 27 de dezembro de 2024 para que todos os fabricantes incluam uma porta USB Tipo-C nos seus equipamentos. O que significa que a Apple tem agora um prazo para integrar a tão esperada porta USB-C no iPhone.
Até dezembro de 2024 iPhone tem de integrar porta USB-C
Não há volta a dar. Depois de ter aprovado a legislação necessária, a União Europeia acaba de estabelecer uma data limita para que todos os fabricantes incluam uma porta USB Tipo-C nos seus equipamentos.
Assim, até ao dia 27 de dezembro de 2024, a Apple terá de incluir esta entrada universal no seu smartphone icónico; ou pelo menos nos modelos iPhone que disponibilizar no Espaço Europeu.
A decisão da União Europeia é já conhecida há algum tempo, mas agora foi conhecida, por fim, a data limita para cumprir as novas diretrizes. Tal significa que o iPhone 15, que será lançado em setembro de 2023, assim como o iPhone 16 com data prevista para setembro de 2024, podem ainda integrar a conhecida porta Lightning, proprietária da marca.
No entanto, a maior parte dos rumores aponta para que a Apple ceda já neste ponto e inclua nos modelos iPhone 15 – ou pelo menos, nas variantes Pro – a porta de carregamento universal.
Mas a Apple pode ainda recorrer a outra estratégia para evitar a integração de USB Tipo-C no seu smartphone icónico. Bastava que equipasse o modelo com o padrão de comunicações sem fios Wi-Fi 7.
É que todos os equipamentos que carreguem a bateria ou façam transferência de dados através de padrões de comunicação sem fios estão isentos de obedecer à diretriz europeia referente ao USB-C.
Ainda que os smartphones e tablets tenham o prazo de 27 de dezembro de 2024 para incluir esta ligação universal, os fabricantes de computadores portáteis têm um prazo mais amplo. Apenas em abril de 2026 são obrigados a incluir a entrada UBS-C nos seus equipamentos disponibilizados na União Europeia.
Mas atenção os fabricantes de hardware têm de garantir a mesma velocidade de carregamento, independentemente do carregador utilizado.
Editores 4gnews recomendam: