Apple: só tenho estes 5 desejos para o novo iOS 14 no iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple está prestes a desvendar o novo iOS 14. O novo sistema operativo do iPhone sairá de forma oficial na WWDC no dia 22 de junho em conjunto com outras novidades no iPadOS, MacOS e, quiçá, novos produtos.

Como utilizador diário do iPhone, tenho as minhas opiniões a apresentar ao sistema. Não o escondo ao dizer que só tenho preferência pelo iOS devido ao ecossistema Apple (computadores e Apple Watch, iMessage...), caso contrário, estaria com um Android no bolso.

Os meus 5 desejos para o iOS 14 no iPhone

Assim sendo, olhando apenas para o software, há algumas características que gostava de ver adicionada e outras melhoradas. A Apple tem vindo a ouvir os seus utilizadores ao longo dos anos, assim sendo, esperemos que o "tio Tim" um dia possa tropeçar neste artigo da 4gnews.

Liberdade na posição de ícones

Isto é o que mais me irrita no iOS. Por que razão terei de ter os ícones da esquerda para a direita e de cima para baixo? Os ecrãs são cada vez maiores, evitar a linha superior seria uma jogada de mestre.

O meu sonho é ter a liberdade que tenho no sistema Android de colocar os ícones onde quero. Não ter de seguir o "OCD" (transtorno obsessivo-compulsivo) que a Apple tem aos anos. Será que sou o único que deseja tal?

Widgets onde quer e como quero

Mais uma característica do sistema Android que sonho ver num iPhone. Ter uma aba de widgets não me agrada. Preferia colocar os widgets onde quero e como quero. Para além de ficar a meu gosto, conseguirei ter uma organização mais concreta. No Android, por exemplo, tenho uma "página" do ecrã só com o email "aberto" e outra com o meu calendário.

Melhoria nas notificações

A Apple melhorou (e muito) as notificações no iOS. Ao agrupar por aplicação, já não temos uma lista infinita de notificações de "likes" no Instagram.

Contudo, continuo a desejar melhorias nas notificações. Respostas rápidas e swipes mais eficazes (sem ter de dar dois swipes para eliminar a notificação). Acredito que a Apple consegue fazer melhor e espero sinceramente que o faça.

Multi-janela ao estilo do iPadOS

Sei que o iPhone tem um ecrã menor que um iPad e que as multi-janelas nem sempre são favoráveis neste tipo de ecrã. Contudo, tenho de admitir que gostava de ter, por exemplo, a calculadora mais pequena enquanto que estou a fazer browser noutra aplicação.

Ou então o vídeo do YouTube em pequeno no canto enquanto que estou numa página da Web. Acredito que há soluções para este problema e a Apple tem vindo a ignorar há alguns anos.

Capturas de ecrã melhoradas

Já temos a possibilidade de editar capturas de ecrã, contudo, continuamos sem ter a possibilidade de prolongar a captura pelo ecrã. Ou seja, não consegues tirar uma captura de ecrã maior que o teu ecrã.

Só queria ter a possibilidade de deslizar para baixo e continuar com a minha captura sem precisar de tirar 5 ou 6 quando quero mostrar um artigo ou uma conversa.

Não estou a pedir muito para este iOS 14 do iPhone

Há quem deseje que o iOS 14 seja totalmente revolucionário. Pessoalmente, não preciso. Ainda que não seja, em nível de design, o meu sistema operativo preferido, com estas pequenas mudanças, fazia-me feliz.

Contudo, não te deixes ficar pela minha opinião e diz-me a tua nos comentários. Estou curioso para saber aquilo que mais desejas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Glasses: óculos de realidade aumentada podem chegar mais cedo que esperado
  • China vai castigar empresas como a Apple e Qualcomm para se vingar dos Estados Unidos!
  • Novo Apple iPad barato pode chegar com a novidade que realmente precisa
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.