A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a mais avançada fabricante de semicondutores no mundo. Esta entidade produz processadores para as mais variadas fabricantes de dispositivos móveis e, muito em breve, começará a expedir os primeiros lotes de chips a 3 nm, o mais recente padrão de litografia para as novas wafers.
Entre os seus principais clientes conta-se a Apple de Tim Cook, mas não encontraremos esta geração de chipsets a 3 nm na próxima gama de telemóveis iPhone, os Apple iPhone 14. Note-se que esta gama de smartphones chegará em setembro próximo com pelo menos quatro modelos de Apple iPhone 14 a integrar os processadores A15 Bionic e A16 Bionic, a 5 nm e 4 nm.
Chips A16 Bionic a 4 nm estrearão nos Apple iPhone 14 Pro
O inexorável rumo da inovação dita uma maior compactação dos componentes e redução do espaço entre os vários componentes que integram e compõem um processador. Assim, de uma distância entre transístores de 4 nm passaremos a 3 nm muito em breve.
Isto significa que os próximos processadores a 3 nm serão mais energeticamente eficientes e terão melhor desempenho. Entretanto, ainda ficaremos a conhecer os novos processadores Apple A16 Bionic a figurar nos smartphones Apple iPhone 14 Pro.
Por outro lado, os modelos Apple iPhone 14 e iPhone 14 Max usarão o mesmo chipset A15 Bionic a 5 nm, possivelmente com algumas melhorias. Dito isto, não será já na próxima gama de smartphones iOS que teremos um processador a 3 nm.
A TSMC está prestes a expedir os primeiros chips a 3 nm
Em causa estão os próximos processadores para computadores Apple. Este serão os produtos que devem estrear o próximo salto evolutivo na tecnologia de construção de processadores e podem chegar na primeira metade de 2023 ao mercado global.
Vemos, com efeito, os media especializados a apontar que a Apple já terá colocado as primeiras encomendas junto da fabricante TSCM para os lotes de chipsets a 3 nm.
Estes componentes farão assim a sua estreia nos portáteis MacBook e computadores iMac da gigante de Cupertino, não sendo, aliás, de descartar a sua presença num próximo iPad Pro.
A gama de smartphones iPhone 15 deve usar um chipset A17 a 3 nm
Por outro lado, contamos também com novos processadores A17 Bionic com litografia de 3 nm a figurar nos Apple iPhone 15. Estes serão os smartphones iOS com apresentação provável em setembro de 2023, portanto, a cerca de um ano de distância.
Ao que tudo indica, o novo processo de fabricação a 3 nm traz-nos chipsets com até 30% menos consumo energético. Em simultâneo, são até 15% mais poderosos que a geração de processadores a 5 nm, atualmente em voga.
Editores 4gnews recomendam: