Apple sem cabo Lightning? Não é bem isso que a União Europeia quer

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta semana saíram várias notícias de que a União Europeia pretende forçar a Apple a abandonar o cabo com entrada Lightning num futuro próximo. No entanto, não é bem isso que a entidade pretende.

A regulação foca-se nos wall chargers (carregadores de parede ou adaptadores de corrente). Segundo nota o The Verge, o que a União Europeia pretende é que nos carregadores de parede se implemente apenas uma norma.

Tendo em conta que no transformador dos iPhone 11 a Apple já oferece USB-C ou USB, este não é um problema que se coloque para a empresa da maçã. Esta é uma vontade que a União Europeia já tem desde 2009, e que agora pode querer regular.

Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, quando esta questão arrancou em 2009, era quase 30 os métodos de carregamento usados dos carregadores de parede. Hoje serão apenas três.

Para esclarecimento, por muito que os utilizadores queiram ver o USB-C a chegar aos iPhones, não é isso que a Comissão Europeia quer regular. Tendo em conta que esta já oferece entrada USB-C para o transformador, provavelmente é uma das fabricantes que já cumpre este ideia.

USB-C para USB-C ainda só está presente nos iPad Pro ou MacBook

A Apple já tem cabos USB-C para USB-C no seu iPad Pro ou nos seus MacBook. Isto pode vir a acontecer nos iPhones no futuro, mas não será necessariamente por regulação da União Europeia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Conhece as possíveis características dos iPhones em 2020!
  • Donald Trump pressiona Apple para desbloquear telemóveis de criminosos
  • iPhone SE 2 (iPhone 9) pode ter design mais atrativo que o esperado. Entende porquê
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.