Apple poderá retirar o 3D Touch do futuro iPhone com ecrã LCD

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O 3D Touch trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Apple que mede a força com que pressionamos o ecrã de um dispositivo. Inicialmente introduzida como Force Touch no Apple Watch, esta haveria de migrar para os seus smartphones com a apresentação do iPhone 6S.

Corria o ano de 2015 quando vimos ser desvendado este par de equipamentos. Na altura, o 3D Touch foi uma das melhorias que a Apple introduziu nesses smartphones na tentativa de persuadir os seus clientes a trocar para o novo modelo.

Vê ainda: LG G7 ThinQ chegará com um novo ‘Modo Super Brilho’

Desde então que esta tecnologia de medição da pressão exercida no ecrã vigora em todos os seus smartphones. Por esta altura, já poucos se lembrarão da mesma. Até porque esta tecnologia tem perdido fulgor ao longo dos últimos tempos.

Novo Apple iPhone LCD poderá abandonar o 3D Touch

No fundo as suas funcionalidades variarão consoante a força aplicada no ecrã. Pode ser utilizada para aceder rapidamente a menus específicos de uma aplicação, por exemplo. Tudo irá depender também do tipo de software que a empresa desenvolver.

Depois de todos estes anos a marcar presença em todos os iPhone, em 2018 a Apple poderá desistir do seu 3D Touch. Quem nos avança com esta possibilidade é o conceituado analista Apple Ming-Chi Kuo.

Na mais recente nota da KGI Securities aos investidores, Kuo sugere que o 3D Touch deixará de estar presente no novo iPhone com ecrã LCD. Com efeitos de contextualização, os rumores avançam que, em 2018, a Apple irá apresentar três sucessores para o iPhone X.

Dois deles continuarão a utilizar ecrãs OLED. Todavia, um terceiro irá utilizar ecrã LCD, por forma a torná-lo mais barato que os outros. É dito que este modelo com ecrã de 6.1 polegadas possa chegar ao mercado a rondar os 550 dólares.

Pois bem, segundo Kuo, o 3D Touch irá desaparecer deste modelo em razão dos novos componentes a serem utilizados no smartphone. Aquilo que nos é adiantado é que a Apple possa vir a utilizar uma tecnologia chamada "Cover Glass Sensor".

Este tipo de vidro irá tornar o ecrã mais leve a mais resistente. No entanto, será necessário recolocar o touch do iPhone no vidro do smartphone. Depois teremos ainda a inclusão de um outro sensor de filme. Este último ainda sem sabermos muito bem a sua fundamentação.

A Apple quererá dotar todos os seus equipamentos com o Cover Glass Sensor

Em contrapartida, a inclusão deste sensor de filme irá aumentar os custos do ecrã de 23 para 26 dólares. Com efeito, a remoção do 3D Touch poderá acontecer por forma a colmatar este acréscimo de custos na produção do novo iPhone.

Importa ainda referir os planos da empresa de Cupertino na adoção deste Cover Glass Sensor em todos os futuros equipamentos. Assim sendo, o 3D Touch poderá vir a ser uma funcionalidade exclusiva dos modelos mais caros.

Quanto ao sensor de filme, a sua fundamentação poderá ter a ver com a introdução desta tecnologia de pressão. Uma vez que ainda não se sabe o seu propósito, começa-se a especular que o mesmo poderá estar relacionado com o 3D Touch.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Honor 10 da Huawei pode ser o ‘killer’ do novo OnePlus 6

Xiaomi pausa desenvolvimento da MIUI 9. Estará a MIUI 10 a caminho?

LG G6 começa a receber o Android Oreo a partir do dia 30 de Abril

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.