Apple remove milhares de jogos da App Store na China! Entende a razão

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o The Information, a Apple está a remover milhares de jogos da sua App Store, na versão chinesa. Isto porque há anos que a Apple tem vindo a aceitar apps e jogos na sua loja de aplicações que não são regulados pela China, ou aguardavam aprovação.

Contudo, este ano a Apple começou a "apertar o cinto" nessas práticas, quando começou por remover 47 mil apps da App Store Chinesa, no início do mês. Esta remoção advém da pressão do governo americano, que está a limitar a interação entre empresas americanas e a China.

Negócio da Apple com a China pode depender de acordos suspeitos

Conforme indica o relatório do The Information, a presença da App Store na China nunca foi completamente legítima. Isto porque, de acordo com as leis chinesas, lojas de aplicações estrangeiras tem de estar associadas a uma empresa chinesa para que possam operar dentro do território chinês.

No entanto, é certo e sabido que a Apple opera a sua App Store, de forma independente. Adicionalmente, é suposto a Apple partilhar código do iOS com a China, o que nunca o fez. Isto porque supostamente a Apple negociou uma excepção com o governo chinês para "fugir" a essas obrigações.

Donald Trump pode expor os negócios entre a China e Apple

Com Donald Trump e as suas restrições aos negócios entre os Estados Unidos e a China, a Apple está em sarilhos. A empresa da maçã possui uma fatia de negócio enorme na China, onde perdê-la significaria um prejuízo massivo.

Ainda há uns dias, Donald Trump emitiu declarações com o intuito de banir o TikTok e o WeChat, a app de comunicação mais utilizada na China. Caso o WeChat desapareça da App Store chinesa, a Apple vai perder uma grande fatia de negócio.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12: novas imagens mostram o design tão esperado
  • Apple bane Fortnite de todas as plataformas, até mesmo para programadores!
  • Spotify faz grande mudança de design. Vais gostar do resultado
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.