Apple reconhece problemas de sobreaquecimento nos iPhone 15

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Os recentemente lançados iPhone 15 e 15 Pro Max vieram com uma surpresa para alguns dos seus utilizadores: o sobreaquecimento. Ainda que estejamos a caminho dos meses mais frios, ninguém esperava adicionar o seu novo smartphone à lista de aquecedores lá em casa.

Poucos dias após o lançamento dos novos modelos, muitos utilizadores expressaram as suas preocupações nas redes sociais. Relatos de dispositivos que ficavam "demasiado quentes", ao ponto de alguns não conseguirem sequer segurar o aparelho sem uma capa protetora.

iphone 15

Em resposta ao crescente número de reclamações, a Apple divulgou um comunicado. A empresa reconheceu ter "identificado algumas condições que podem fazer o iPhone funcionar a temperaturas mais elevadas do que o esperado". No entanto, apontou que o dispositivo pode parecer mais quente nos primeiros dias após a configuração devido a uma maior atividade em segundo plano.

Causa do sobreaquecimento e soluções em curso

No mesmo comunicado, a Apple mencionou ter encontrado um erro no iOS 17, que afeta alguns utilizadores. A boa notícia é que a correção está a caminho, prevendo-se uma atualização de software em breve.

Outro ponto levantado foi a atualização recente de algumas aplicações de terceiros, que acabam por sobrecarregar o sistema. A empresa já está a colaborar com os programadores destas aplicações, na esperança de lançar correções em breve. Entre estas aplicações, encontra-se o Instagram. Por isso, é aconselhável manter a aplicação atualizada.

E quanto aos rumores que sugeriam que o design em titânio do iPhone 15 Pro estaria a contribuir para o problema de sobreaquecimento? Essas alegações foram rapidamente refutadas. Chance Miller, editor-chefe do 9to5Mac, esclareceu no Twitter: "A Apple confirmou que o design em titânio do iPhone 15 Pro não é responsável pelos problemas de sobreaquecimento".

Na verdade, a empresa afirma que o novo design oferece uma "melhor dissipação de calor" em comparação com os modelos anteriores de aço inoxidável. Apesar destes contratempos, a Apple garante que os utilizadores não devem preocupar-se excessivamente. Os dispositivos iOS têm proteções integradas, que, mesmo em casos de sobreaquecimento, protegem os componentes internos.

No entanto, existe uma recomendação importante dada pela empresa: os proprietários do iPhone 15 devem evitar usar carregadores USB-C de maior capacidade para carregar os seus dispositivos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.