Apple quer melhorar a Siri com recursos de IA generativa já em 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple tem um novo desafio em mãos para trazer mais e melhores funcionalidades de Inteligência Artificial para os seus produtos. Aliás, este é um dos principais objetivos da marca para 2024, passando por uma melhoria significativa da sua assistente pessoal, a Siri.

Esta é a tese avançada este fim de semana pelo jornalista Mark Gurman. Na mais recente edição da newsletter Power On, ele expõe os planos da Apple para o próximo ano para a introdução de mecanismos de IA generativa na Siri e nos seus equipamentos.

Apple trabalha em "contra relógio" para trazer IA generativa para a Siri e para os seus equipamentos

Embora Tim Cook diga que a Apple está a trabalhar em novos recursos de IA há vários anos, Mark Gurman desmente essa frase. O jornalista da Bloomberg afirma que a empresa foi surpreendida pelo crescimento desta tecnologia em 2023 e tem "lutado desde o final do ano passado para recuperar o tempo perdido."

Apple Siri

Com efeito, alguns dos seus mais importantes executivos lideram diversas equipas focadas no desenvolvimento de um novo sistema de IA. Além disso, está a ser preparada uma nova versão da Siri, mais inteligente e com maior integração no software da empresa.

John Giannandrea, vice-presidente de machine learning e estratégia de IA, lidera uma equipa responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para um renovado sistema de IA. O seu principal objetivo é criar uma "versão mais inteligente da Siri".

Craig Frederighi, responsável pelo software da Apple, está encarregue de uma nova integração de mecanismos de IA na próxima versão do iOS. Esta será baseada no modelo de linguagem LLM da Apple.

Uma das principais novidades será uma maior integração da Siri na app Mensagens. Esta melhorará a resposta a questões mais complexas e o preenchimento automático de frases de forma mais eficiente. Nota ainda para a integração da IA no Xcode para que os programadores possam desenvolver código mais rapidamente.

Por fim, temos uma equipa liderada por Eddy Cue, vice-presidente de serviços, numa contenda para a integração da Inteligência Artificial nos serviços da Apple. Com estes esforços, o Apple Music poderá gerar novas listas de reprodução e apps como Pages e Keynote usarão IA para ajudar os utilizadores a escrever.

Como se pode observar, há um sentido de urgência para a implementação da IA nos serviços e aplicações da Apple quanto antes. Para tal, estima-se que a Apple gastará anualmente mil milhões de dólares em pesquisa de Inteligência Artificial.

Jeff Pu, reconhecido analista Apple, também prevê uma maior integração de tecnologias de IA no iOS 18. Ou seja, 2024 promete ser o ano em que a tecnológica norte-americana irá abraçar a IA de forma mais vincada nos seus produtos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.