Apple quer fazer desaparecer acessórios de silicone para dar lugar a materiais ecológicos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Apple planeia descontinuar os seus acessórios feitos em silicone e fluoroelastómero.

De acordo com o site MacRumors, a ideia é substituir estes acessórios por novos desenvolvidos com materiais mais amigos do ambiente.

Transição para acessórios ecológicos será gradual

imagem das braceletes do Apple Watch Ultra
Apple quer alterar o material dos acessórios para os seus equipamentos móveis Crédito@Apple

A Apple vai alterar a sua linha de acessórios, optando por utilizar materiais mais ecológicos para substituir as atuais opções disponíveis em silicone e fluoroelastómero. A notícia está a ser avançada pelo site MacRumors que adianta ainda que esta transição será feita de forma gradual.

Diz a mesma fonte que a empresa de Cupertino não vai atualizar os acessórios existentes com novas opções de cor, após os lançamentos de amanhã do iPhone 15 e da sua nova geração de smartwatches. Vai antes esperar que o stock destes acessórios termine para depois disponibilizar novos modelos ecológicos.

De acordo com esta nova prática, as capas de pele disponíveis para iPhone vão ser substituídas por acessórios desenvolvidos em material premium amigo do amigo e que vão ser comercializadas como linha “FineWoven”.

Um dos modelos na calha para chegar ao mercado é a pulseira Watch FineWoven, concebida já com materiais recicláveis e amigos do ambiente, que terá também um fecho com sistema magnético.

Fluoroelastómero é difícil de reciclar devido às suas propriedades

Na verdade, os acessórios concebidos em silicone registam uma pegada de carbono mais pequena que os de pele, mas o problema está depois na reciclagem destes modelos quando chegam ao fim da sua vida útil.

Materiais como o fluoroelastómero já provaram ser bastante difíceis de reciclar devido às suas propriedades de resistência ao calor e à sua estrutura forte.

Para já, de acordo com o MacRumors, os primeiros acessórios a desaparecer vão ser os modelos concebidos em pele. Depois numa segunda fase vão ser os acessórios em silicone, sendo que durante esta transição gradual, a Apple poderá incluir mais materiais amigos do ambiente na sua linha de acessórios.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt