Apple quer evitar fugas de informação dos próximos iPhones ao máximo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple está a direcionar mais recursos para a prevenção de leaks sobre os seus equipamentos futuros, nomeadamente, o iPhone 12. As medidas de segurança incluem redes de computadores fisicamente separadas operadas pelos fornecedores de componentes, onde a maioria das fugas de informação surgem.

A Apple irá também colocar marcas d'água em todos os ficheiros internos para desencorajar capturas de ecrã. Adicionalmente, serviços de Cloud externos como Google Enterprise e Dropbox foram banidos, para uso interno na empresa.

A Apple vai 'castigar' fornecedores responsáveis por fugas de informação

Caso uma fuga de informação aconteça, a Apple irá responsabilizar o fornecedor em questão e multá-lo em cerca de 25 milhões de dólares. Além disso, o fornecedor terá de cobrir todos os custos da investigação.

Como é óbvio, alguns fornecedores estão a proteger-se com equipamentos de segurança. Estes incluem câmaras de reconhecimento facial, de vigilância e até mesmo vigilantes extra.

O vindouro iPhone 11 sofreu uma das fugas de informação mais prematuras

Uns meros 4 meses após o lançamento do iPhone XS, informações importantes sobre o iPhone 11 já estavam a ser partilhadas pelo leaker Steve Hemmerstoffer. As informações continham as primeiras imagens do design de câmara em quadrado.

Esta fuga foi provavelmente o que motivou a Apple a fazer esta mudança drástica na sua política de prevenção de fugas. Contudo, a Apple já sofre com a situação há vários anos, como a maioria das empresas de tecnologia.

Em 2013, a Apple sofreu uma fuga massiva

Há 6 anos atrás, numa das fábricas da Apple na China, foram roubadas milhares de capas traseiras do iPhone 5C, meses antes do seu lançamento. A Apple bem tentou remediar a situação, comprando cerca de 19 mil das capas de volta.

Infelizmente para a empresa de Cupertino, as imagens apareceram online na mesma e o design do telemóvel foi revelado. Os iPhone são telemóveis de alto interesse e o seu design atrai sempre bastante atenção. Assim sendo, quem deitar as mãos a esse tipo de informações consegue lucrar bastante.

Editores 4gnews recomendam:

  • 8 leaks que definem o novo iPhone 11 (XI) em 2019
  • Apple é processada (novamente) por causa da baterias
  • UE multa Qualcomm em 242 milhões por abuso de domínio de mercado
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.