Apple publica distribuição do iOS em dispositivos! Android continua milhas atrás

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple terá sempre uma grande vantagem em relação ao Android: a distribuição do sistema operativo. Como são responsáveis por ambos o software e o hardware, o iOS chega rapidamente à grande maioria dos dispositivos, iPhone e iPad, neste caso.

Nesse sentido, a Apple publicou os números de distribuição mais recentes, em relação ao iOS 13. Nos iPhones, 81% já possuem o sistema operativo mais recente. Em relação aos iPads, esse número é ligeiramente menor, com 73%.

Em relação a versões anteriores, os números são mínimos. Neste momento, apenas 7% dos dispositivos possuem o iOS 12 e uns meros 2% estão equipados com versões anteriores.

Em relação aos iPads, os números também são positivos. Quando apresentou o iOS 13, a Apple apresentou o iPadOS, uma versão do sistema operativo com funções dedicadas aos iPads. Apenas 16% dos iPads tem o iOS 12, com 11% possuindo versões anteriores.

É notório aqui um foco maior nos iPhones do que nos iPads, no que toca a distribuição de sistemas operativos. Contudo, no geral, continua a ser superior ao Android, que tem a desvantagem de estar fragmentado por milhares de dispositivos de marcas diferentes.

iOS poderá tornar-se iPhoneOS

De acordo com o leaker Jon Prosser, a Apple vai mudar o nome do seu sistema operativo principal para iPhoneOS, à semelhança do iPadOS. Pelos vistos, a Apple quer associar o nome dos sistemas operativos diretamente ao produto que alimentam.

O iOS 14 será lançado este ano e anunciado na WWDC 2020. Resta saber se a Apple irá realmente implementar esta mudança ou manter os nomes tradicionais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple AirPower ainda não morreu! Protótipo traz funcionalidade muito desejada!
  • Apple Watch salva mais uma vida! Sabe os detalhes
  • Apple está a desenvolver dois novos produtos há muito esperados
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.