Apple prometeu mas iOS 15 e MacOS Monterey ainda não têm estes recursos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na apresentação oficial do iOS 15 e do macOS Monterey, a Apple mostrou as suas principais funcionalidades e prometeu que as ia disponibilizar.

Mas chegados ao último mês do ano, a Apple ainda não cumpriu todas as promessas e estes recursos continuam ausentes dos seus sistemas operativos.

Após o lançamento, iOS 15 revelou uma série de bugs

Foi em junho deste ano, no seu evento WWDC 21, que a Apple revelou oficialmente o macOS Monterey, iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15. E nessa altura mostrou as principais funcionalidades dos sistemas operativos, garantindo que iriam ficar disponíveis para os utilizadores.

No entanto, estamos já no final do ano e o iOS 15 e o macOS Monterey ainda não incluem alguns dos recursos prometidos pela empresa de Cupertino. Isto já para não referir que, logo após o lançamento, o iOS15 revelou uma série de bugs que posteriormente foram resolvidos.

Já o macOS Monterey teve um lançamento mais tranquilo, visto ter tido mais um mês para assegurar maior estabilidade. De seguida apresentamos uma lista dos recursos que ainda faltam chegar aos dois sistemas operativos Apple.

1. Universal Control

O Universal Control foi anunciada como uma das funcionalidades mais interessantes para macOS Monterey e iPadOS, uma vez que permitia uma total integração entre as duas plataformas.

Através deste recurso, o utilizador pode controlar o equipamento Mac com Magic Keyboard em perfeita sintonia com o iPad. Ou seja, é possível arrastar um documento do iPad para visualizar no MacBook Pro, por exemplo.
Tinha chegada prevista para o outono de 2021, mas ainda não chegou aos utilizadores.

2. iCloud Private Relay

Este foi outro dos recursos revelados no evento WWDC 2021 e acrescenta uma camada extra de segurança que garante mais privacidade aos utilizadores ao navegarem na Internet. Esta funcionalidade até já foi disponibilizada em versões beta, mas ainda não chegou a todos os utilizadores.

Na verdade, este recurso poderá não chegar mesmo a todos os utilizadores. Isto porque, a empresa já esclareceu que o Private Relay será um recurso do iCloud+. O que se traduz em planos de assinatura com mais armazenamento que terão de ser pagos. Não há previsão para a sua chegada a uma versão final.

3. Navegação 3D no Apple CarPlay

O iOS 15 inclui um globo interativo 3D com novos recursos de direção e outras novidades. Mas a funcionalidade não está disponível no CarPlay. Entretanto, a Apple já garantiu que a funcionalidade chegará mais tarde ao referido sistema.

4. Documentos de identificação

O iOS15 também terá suporte para documentos de identificação na aplicação Wallet. A funcionalidade vai permitir que os utilizadores guardem documentos de identificação, como a carta de condução, no iPhone.

Mas este recurso além de não ter chegado, não se sabe se apenas será recuperado no iOS 16. De salientar que para disponibilizar o recurso, a Apple precisa de estabelecer parcerias com os governos dos países e essa pode ser a razão para a funcionalidade ainda não ter chegado aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi apresenta oficialmente o seu primeiro monitor 4K
  • iPhone 13: esta é a mais recente queixa dos utilizadores
  • Conhece aqui os wallpapers do Samsung Galaxy S22
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt