Apple promete corrigir o pior 'bug' dos iPhone 14 Pro com update do iOS 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O lançamento de qualquer novo produto está adstrito a uma maior probabilidade de ocorrência de erros ou bugs e outras instabilidades no seu funcionamento. Algo a que nem a Apple e todos os seus recursos estão imunes, tal como o provam os erros na câmara dos Apple iPhone 14 Pro.

Porém, a tecnológica de Cupertino prometeu agora disponibilizar, no espaço de uma semana, uma atualização de correção para o seu software de sistema.

Assim sendo, contamos com um update rápido para o software iOS 16 a chegar com as necessárias correções para os "tremores" da câmara e outros erros notórios.

Erro da câmara nos iPhone 14 Pro será resolvido "na próxima semana" pela Apple

Acima podemos ver o software e sistema mecânico SensorShift de estabilização da imagem (OIS) a trabalhar em demasia. Trata-se de um erro de software que coloca sobre esforço o sistema de hardware, provocando o ruído preocupante no interior do smartphone.

Este erro, já reconhecido pela Apple, ocorre em diversas aplicações populares como o TikTok e o Snapchat. Ademais, a sua ocorrência pode desgastar componentes internos do smartphone.

Na prática, prendendo-se com o sistema de estabilização e focagem da imagem em ambos os Apple iPhone 14 Pro ao usarem determinadas aplicações de câmara.

Abundam os relatos de problemas com a câmara dos iPhone 14 Pro

Well I found my first iPhone 14 Pro Max bug… 😂😂 pic.twitter.com/WhuOrcqdph

— Naaackers (@Naaackers) 17 de setembro de 2022

Uma simples pesquisa pelas redes sociais, do YouTube ao Twitter, resultará em múltiplos casos similares. Os utilizadores, após receberem os respetivos iPhone 14 Pro, ao utilizar aplicações como as supracitadas redes sociais, deparam-se com um preocupante ruído a emanar das câmaras fotográficas dos smartphones.

Podemos ainda apontar para a plataforma Reddit, onde um já vasto acervo de casos similares têm sido elencados. Os utilizadores apontam o vibrar de todo o módulo de câmaras, resultando num ruído similar a um crepitar eletrónico, algo preocupante.

Apple já garantiu que a solução chega "em breve" com update do iOS 16

Cara kkkkkkk um bug nas câmeras do iPhone 14 Pro tá virando trend no tiktok, a câmera começa a tremer e faz um zumbido kkkkk pic.twitter.com/lItbdwr3e8

— Ryan Cost (@oryancostta) 19 de setembro de 2022

Em declarações à publicação Engadget, um porta-voz da Apple já fez saber que a solução está em preparação. Será uma das próximas atualizações de sistema para o iOS 16 a chegar, ao que tudo indica, no decurso da próxima semana.

Importa frisar que este problema ocorre apenas quando são usadas aplicações de terceiros. Isto é, ao usar, por exemplo, a aplicação nativa de câmara fotográfica a problemática não se verifica, ainda que tal não seja desculpa para o sucedido.

"Estamos a trabalhar diretamente com a Apple no sentido de resolver o problema apontado pela nossa comunidade, referindo que a câmara Snapchat Camera faz abanar alguns componentes do iPhone 14", aponta um porta-voz da Snap.

Por fim, também o bug do copy paste entre diferentes aplicações estará na mira da Apple. Assim sendo, resta-nos aguardar pela chegada desta correção de software para apaziguar os utilizadores e dar resposta às suas queixas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.