Apple apostou forte na privacidade no iOS 13 e já está a dar frutos

Bruno Coelho
Comentar

O iOS 13 trouxe a todos os utilizadores de iPhone uma medida de privacidade bastante útil. Não raras vezes, os utilizadores recebem o alerta de que determinada aplicação está a usar a localização em segundo plano.

Este tipo de prática no iOS já resultou numa diminuição de 68% de dados de localização coletados por aplicações quando estas se encontram em segundo plano. Além disso também houve uma diminuição de 24% de coleta de localização quando uma app está aberta.

iOS 13 iPhone
Uma mensagem que tem feito a diferença para os utilizadores de iOS

Android 10 conta com funcionalidade semelhante

Os dados são revelados pela FastCompany, que nota que o mesmo tipo de esforço está a ser feito no Android 10. Sem dados concretos, tal como no iOS o sistema operativo da Google também já alerta os utilizadores para quando uma app está coletar a localização mesmo sem estar aberta.

Em ambos os sistemas operativos, o utilizador pode imediatamente retirar a permissão para a app aceder a esses dados. No caso do iOS, a medida parece realmente estar a ter efeito.

Graças ao facto de a Apple e a Google providenciarem agora menos acesso a dados de GPS, os anunciantes terão de se virar para o tracking através de endereço de IP. Este é feito através da rede de internet que estás a usar, e nenhum dos sistemas operativos tem uma forma de controlar isso.

Este tipo de coleta de dados acaba por ser menos fidedigna que uma verdadeira localização para os anunciantes. Se tivermos em conta o uso de VPNs, essa coleta de dados dispersa-se ainda mais.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.