Apple prepara algo muito pedido pelos utilizadores para os iPad Pro M2

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana, a Apple revelou a sua nova gama de tablets iPad Pro. Tal como esperado, tivemos a apresentação de dois modelos que chegam agora equipados com o processador M2.

Este é o mesmo processador dos MacBook Air e MacBook Pro, algo que leva muitos utilizadores a questionar o porquê de estes modelos não correrem macOS. Pois bem, se esse é o teu desejo, o mesmo poderá ser realizado brevemente.

Apple prepara versão simplificada do macOS para os iPad Pro com M2

Segundo o que avança o leaker Majin Bu, a Apple estará a desenvolver uma versão simplificada do macOS. Esta estará a ser concebida a pensar nos novos iPad Pro com processador M2.

According with my source Apple would be testing a smaller version of macOS exclusively for the new iPad Pro M2!"Mendocino" should be the codename for macOS 14. A simplified version should be planned for the M2. pic.twitter.com/f4RrainlZ1

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 20 de outubro de 2022

O novo software está a ser desenvolvido com a designação interna “Mendocino”. A fonte aponta que este fará parte do macOS 14, contudo, não informa quando é que a tecnológica americana disponibilizará esta versão do seu sistema operativo.

Sobre o que esperar do novo software, o leaker aponta que a sua interface deverá ser 25% maior que o habitual. Uma mudança que estará certamente relacionada com a otimização do sistema operativo para controlo por toque.

Já no que concerne a aplicações, Majin Bu afirma que o utilizador terá de as descarregar da loja criada para o iPadOS. Embora o sistema operativo seja o macOS, as aplicações terão de ser as concebidas para o iPadOS.

A exclusividade deste novo software com os iPad Pro com M2 deverá estar apenas relacionada com a estratégia da Apple. Acredita-se que este possa ser mais um incentivo para os utilizadores comprarem os tablets mais recentes da americana.

Do ponto de vista técnico, não vemos por que razão os iPad Pro com M1 não possam correr o mesmo sistema operativo. Afinal de contas, falamos de um processador com a mesma arquitetura e que o diferencial de desempenho não é assim tão disruptivo.

O suporte ao macOS nos iPad Pro tem sido algo já várias vezes reclamado pelos utilizadores Apple. Visto que estes tablets usam o mesmo processador dos MacBook, poucos vêm razões para a americana não usar o mesmo sistema operativo.

Além disso, o suporte para o macOS ajudará a Apple a reforçar o seu lema “o teu próximo computador” para os iPad Pro. Ainda que nada tenha sido confirmado, há uma possibilidade de esse desejo concretizar-se brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.