A Inteligência Artificial foi um dos temas fortes na mais recente WWDC, onde a Apple anunciou as suas novidades de software para os próximos tempos. A denominada Apple Intelligence chega com os iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia aos produtos da Apple.
Uma coisa é certa: as funcionalidades da Apple Intelligence estarão em versão beta, mesmo quando forem lançadas as versões finais dos sistemas operativos. E também serão lançadas gratuitamente. Mas até quando?
Apple Intelligence poderá ter algumas funções pagas no futuro
Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, parte da Apple Intelligence poderá vir a ser paga no futuro. Esta fonte refere que a Apple poderá separar a Apple Intelligence em dois níveis, sendo um deles gratuito e outro pago por quem assim o entender.
A ideia é que os utilizadores possam ter as funcionalidades mais básicas disponíveis gratuitamente. Mas quem quiser usar algo que poderá vir a chamar-se Apple Intelligence+ terá de pagar por isso, como acontece noutros serviços da marca.
Ou seja, será mais uma subscrição a juntar à de outros serviços que a Apple já fornece. O seu sucesso irá depender da utilidade das funcionalidades que a Apple consiga associar a esse modelo de pagamento. Estarias disposto a pagar por funções de Inteligência Artificial no teu smartphone?
Por enquanto esta possibilidade de pagamento da Apple Intelligence ainda não é oficial. Mas se há empresa que poderá ser capaz de rentabilizar algo assim é a Apple. E recorde-se que no passado também foi referido que algumas das funcionalidades de Inteligência Artificial da Samsung poderiam ser pagas no futuro.