Apple pode estar a preparar um novo mecanismo de pesquisa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple pode estar a trabalhar no desenvolvimento de um novo mecanismo de pesquisa na Web que irá centrar-se no utilizador, à semelhança do que acontece com o Google.

Este é o mais recente rumor sobre a empresa de Cupertino que na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, dá início à edição deste ano da sua conferência WWDC.

Apple estará a preparar um mecanismo de pesquisa semelhante ao Google

O blogger norte-americano Robert Scoble escolheu a rede social Twitter para divulgar o mais recente rumor sobre a Apple. De acordo com Scoble, a empresa de Cupertino está a desenvolver um novo mecanismo de pesquisa na Web.

Mecanismo esse que será centrado no utilizador, tal como acontece com o Google, e que não chegará às mãos dos utilizadores antes de 2023. Apesar de não fornecer mais nenhum detalhe sobre este projeto, o blogger norte-americano assumiu que estas previsões são baseadas em conversas com fontes próximas da Apple, assim como em conclusões que retirou dessas mesmas conversas.

Apesar de olharmos para estas informações com muita cautela, é possível que tal venha a acontecer até porque não seria a primeira vez que a Apple pegava num exemplo da Google para fazer a sua própria versão. Recorde-se que a empresa de Cupertino abandonou o Google Maps pelo seu próprio Maps.

Google paga milhares de milhões à Apple para ser a pesquisa padrão do iOS

Por outro lado, a Apple já tem o seu próprio mecanismo de pesquisa que fornece suporte para Siri e Spotligt. Por todas estas razões, não seria totalmente surpreendente que a empresa de Tim Cook disponibilizasse um serviço para competir com a pesquisa Google.

Mas há um fator relevante que pode impedir o avanço deste projeto. Neste momento, a Google paga milhares de milhões à Apple para continuar a ser o mecanismo de pesquisa padrão no universo iOS.

Segundo informações anteriormente divulgadas, este negócio representou entre 15 a 20% do lucro anual da Apple em 2020. Será que Tim Cook vai abrir mão de uma receita tão relevante?

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple lidera este mercado em crescimento
  • iPad vai ser mais Mac e menos iPhone com o iPadOS 16
  • iPhone 14: mais uma especificação revelada
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt