Apple pode dar ao iPad sistema operativo há muito tempo desejado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O iPad sempre foi vendido como uma alternativa ao laptop, mas poderá ser efetivamente uma opção se tiver o sistema operativo certo.

Parece que a Apple também está a pensar dessa maneira e o registo de uma nova patente sugere que o sistema operativo macOS pode chegar ao tablet da marca para responder aos desejeos de muitos utilizadores.

iPad pode receber sistema operativo macOS

iPad Magic Keyboard
Na imagem o atual modelo de iPad acoplado a um Magic Keyboard da marca

Para comercializar o iPad, a Apple sempre recorreu ao slogan "o seu próximo computador não é um compoutador", apresentando o tablet como uma alternativa aos laptops. Mas muitos utilizadores sempre resistiram à ideia pelo facto de o iPad não ter os requisitos necessários para se tornar uma opção viável.

A introdução do processador M1 ajudou a que o slogan ficasse mais próximo da verdade, mas ainda assim os utilizadores referiam que não era suficiente. Agora tudo pode mudar. De acordo com o registo de uma nova patente na respetiva autoridade norte-americana, o iPad pode tornar-se uma alternativa real a qualquer computador portátil.

A diferença: a Apple está a equacionar trazer o sistema operativo macOS para o seu tablet. A informação chega através do site Patently Apple que descobriu a nova patente que mostra uma experiência de iPad destacável, semelhante ao funcionamento de um laptop híbrido, que está a executar uma experiência parecida com o macOS.

iPad pode manter o sistema operativo iPadOS

Comecemos pela parte da experiência destacável. A patente mostra um iPad com um acessório que é o teclado que pode ser acoplado ao tablet através de um mecanismo especializado. O teclado, por sua vez, também funciona como capa protetora do ecrã do equipamento, tal como acontece nos laptops.

Agora vamos à experiência macOS. Na mesma patente, a interface apresentada é semelhante ao macOS quando o iPad tem o teclado acoplado, exatamente para facilitar a sua utilização. Mas quando o teclado é desconectado do tablet, o utilizador terá a experiência iPadOS.

Saliente-se que a patente foi aprovada e, por essa razão, em breve a Apple pode entrar na fase de testes para este novo híbrido original.

Apple lidera venda de computadores e tablets no primeiro trimestre do ano

Outras notícias relacionadas com a Apple dão conta de que a empresa de Cupertino liderou as vendas globais de computadores e tablets no primeiro trimestre deste ano. Segundo o relatório agora divulgado pela empresa Canalys, a série Mac da Apple foi a mais vendida, com 22,3 milhões de unidades vendidas, a nível global.

Também no segmento de tablets a Apple conquistou o primeiro lugar com 38,6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Estes dados surgem após a notícia de que as vendas do iPad estariam em declínio.

Mas a Canalys acredita que as vendas da Apple poderiam ser superiores ao que foi registado, uma vez que estão a ser afetadas pelos problemas na cadeia de fornecimento de componentes.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt