A mais recente vaga de rumores e previsões oriundas de vários analistas de mercado apontam para uma gradual, mas firme, adoção da porta USB do Tipo C em vários produtos Apple. Mais concretamente, poderemos ter muito em breve uma nova geração de Apple AirPods com entrada USB-C.
Assim, de acordo com os rumores mais recentes, a Apple deverá abandonar a entrada Lightning "num futuro próximo". Esta medida impactará os vários acessórios e gadgets "Magic", mas sobretudo os auriculares Apple AirPods como um dos gadgets mais populares da gigante de Cupertino.
Será o fim da entrada Lightning nos produtos Apple?
Este parece ser o caminho inexorável para os próximos produtos da tecnológica norte-americana, com vários rumores e especulação forte em torno de tal possibilidade. No seu lugar existirá uma entrada USB-C, conetividade que se tornou num padrão universal.
Aliás, também nas próximas gerações de Apple iPhone como, por exemplo, nos iPhone 15 a chegar em 2023 poderemos ter pela primeira vez esta porta. Todavia, a próxima geração, iPhone 14 a chegar em setembro de 2022 deve manter a atual porta Lightning que tem marcado presença nos produtos Apple durante a última década.
Entretanto, a tecnológica continuará a capitalizar com o ecossistema de acessórios, licenças e outras fontes de receita provenientes direta, ou indiretamente, do padrão Lightning. Em síntese, a Apple tem todos os motivos financeiros para manter a sua porta proprietária.
Ming-Chi Kuo acredita que a Apple adotará a porta USB-C
A razão para uma possível adoção geral do padrão USB-C é óbvia. Tal já se tornou num autêntico padrão universal como, por exemplo, a Comissão Europeia tem vindo a promover nos últimos anos.
Até ao momento, contudo, não tiveram sucesso em demover a Apple da utilização da sua porta proprietária. Algo que, à luz das novas previsões, pode mudar num futuro previsível. Para tal, a crescente pressão e regulação europeia também terá contribuído.
Retomando as previsões de Ming-Chi Kuo, para além do iPhone, vários dos iDevices deverão seguir o mesmo rumo. Aliás, toda a gama de produtos "Magic" como o trackpad, o rato e até o teclado Apple deverão adotar esta porta universal.
Mais ainda, também o powerbank da maçã, o MagSafe Battery e as próximas gerações dos seus acessórios dedicados ao áudio devem seguir o mesmo rumo.
A hipótese de um iPhone sem portas não convence Kuo
Por fim, resta saber se um possível iPhone sem portas, totalmente sem-fios, será realidade ou mera especulação dos fãs e base de utilizadores. Algo que, para este analista de mercado dedicado aos desígnios da maçã, não é um produto viável.
Seja como for, até ao próximo mês de setembro teremos uma miríade de novidades Apple para debater.
Editores 4gnews recomendam:
- 5 smartphones e gadgets OPPO até 500 € em promoção na Amazon
- Samsung Galaxy Watch 5 Pro vai surpreender pela qualidade de construção
- Realme Narzo 50 5G é o próximo smartphone Android barato e bom!