Apple: patentes mostram o caminho no futuro dos smartphones e veículos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o site PatentlyApple, a empresa de Tim Cook conseguiu 36 novas patentes que mostram dois caminhos futuros para a conhecida marca high-tech. O destaque vai diretamente para as patentes relacionadas com câmaras embutidas no ecrã e com sistemas de iluminação para automóveis.

Sistema de câmara embutido no ecrã

imagem do sistema de iluminação do veículo Apple
Imagens do sistema de faróis do primeiro veículo Apple retirada da documentação de registo de patente Crédito@PatentlyApple/Gizchina

Vários rumores estão a avançar que a nova série iPhone 16 vai diminuir o tamanho da Ilha Dinâmica. Mas uma das patentes registadas pela Apple mostra que, no futuro, a empresa quer ir ainda mais longe e embutir uma câmara sob o ecrã do seu smartphone icónico.

Esta não é uma ideia nova, várias marcas rivais têm já disponíveis no mercado dispositivos que recorrem a este atributo para acabar com os entalhes ou recortes no ecrã dos equipamentos. Mas espera-se que a Apple leve esta tecnologia mais longe.

Os sensores embutidos no ecrã enfrentam desafios no que respeita à entrada de luz. Mas na nova patente, a Apple descreve uma tecnologia de objetivas óticas de forma livre que não só garantem a entrada de luz, mas também a redução de distorção. O resultado será a entrega de imagens com maior qualidade.

Saliente-se que na documentação da patente, a Apple afirma que esta tecnologia pode ser aplicada às câmaras TrueDepth usadas atualmente para o sistema Face ID.

Faróis inteligentes com funções avançadas

Outra das patentes registadas pela Apple que merece destaque é um sistema de faróis inteligente com funções avançadas que pode vir a ser parte integrante do primeiro veículo da marca. O projeto conhecido como Titan tem sofrido algumas alterações nos seus planos e não se sabe ainda se a Apple vai optar por um modelo apenas elétrico ou também autónomo.

A patente registada inclui recursos avançados como iluminação adaptável, deteção ambiental e integração com tecnologia de veículos inteligentes.

A mesma patente refere-se ainda ao uso de materiais inteligentes para melhorar o desempenho e capacidades do sistema de faróis para que este forneça mais eficiência energética e segurança.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt