Apple: o que sabemos até agora sobre o Watch Series 8

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

No dia 7 de setembro, o novo Watch Series 8 será apresentado ao lado do iPhone 14, numa conferência virtual.

Mais uma vez, a Apple escolheu o mês de setembro para revelar as suas novidades no segmento de equipamentos móveis. Juntamos neste artigo todos os rumores que, ao longo do tempo, foram levantando um pouco o véu sobre o que podemos esperar ver no novo Watch Series 8.

Apple mantém design da geração anterior

Apple Watch Series 7
O Watch Series 8 vai manter o design do seu antecessor aqui na imagem Crédito@Apple

Ao que tudo indica, a nova série do smartwatch da Apple vai manter o design da versão anterior, não fazendo qualquer alteração no chassis do modelo.

Mas o leaker ShrimpApplePro tem vindo a avançar que está a ser produzido um ecrã plano que pode ser uma das novidades incluídas no Watch Series 8.

A confirmar-se esta informação estamos perante a única alteração visível a olho nu operada no modelo.

A grande novidade será um novo Watch Series 8 “robusto”

A grande novidade na nova geração do smartwatch Apple deverá ser a introdução de um novo modelo “robusto”, direcionado para a prática de desportos radicais. Este modelo vai contar com um chassis mais resistente, concebido em liga de titânio, e com um ecrã maior.

A nova variante vai contar com quase duas polegadas na diagonal, o que irá aumentar em cerca de 7% a área do ecrã, e uma resolução de 502x410 pixéis.

Segundo o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple pode utilizar esta área adicional para mostrar, ao mesmo tempo, no ecrã um maior número de métricas desportivas.

Não há informações sobre o nome específico do modelo, sendo este apenas conhecido por “robusto”, mas sabe-se já que será a variante mais cara da série. Por essa razão, a Apple irá disponibilizar apenas um milhão de unidades, esclarece Gurman.

Processador e modo de baixa potência

De acordo com os rumores divulgados até ao momento, o Watch Series 8 vai chegar equipado com o processador S8 que vai ter as mesmas especificações do chip S7. Por essa razão, não são esperadas grandes alterações no desempenho ou velocidade do wearable.

Mas uma das novidades pode ser a introdução de um novo modo de baixa potência. Este recurso irá permitir utilizar mais funções, sendo que em simultâneo vai preservar a vida útil da bateria.

Recursos direcionados para a saúde

Segundo o The Wall Street Journal, a Apple terá desenvolvido vários novos recursos no âmbito da saúde. No entanto, a mesma fonte alerta para o facto de que nem todos estes recursos tenham conseguido estar prontos a tempo de serem integrados na nova geração.

A grande novidade será a integração de um sensor de temperatura que pode determinar se o utilizador está com uma temperatura corporal mais elevado do que o normal.

Mas atenção: o novo sensor não será capaz de fornecer uma medição exata e, numa fase inicial, pode mesmo ter esta funcionalidade desativada. Segundo os rumores mais recentes, no lançamento o sensor apenas terá capacidade para acompanhar o ciclo de fertilidade da mulher, sendo que mais tarde – quem sabe na geração Watch Series 9 – é que poderá ampliar o seu raio de ação.

Deteção de apneia do sono e de acidentes de carro

Fala-se também de que a Apple vai otimizar o sensor de oxigénio para que este detete situações de apneia do sono. No entanto, não é garantido que este recurso seja já integrado, uma vez que drena, de forma significativa, a autonomia de bateria.

Da mesma forma, a Apple terá também otimizado o acelerómetro para que este consiga medir o pico de força gravitacional durante a ocorrência de um acidente de viação. Desta forma, o smartwatch conseguiria contactar automaticamente os serviços de emergência para prestarem assistência, em caso de acidente.

Fibrilhação auricular

Tal como já foi visto no sistema operativo watchOS 9, a Apple adicionou uma nova funcionalidade ao recurso de fibrilhação auricular. Agora, é possível monitorizar com que frequência o utilizador entra em estado de fibrilhação auricular e durante quanto tempo.

Recursos de desporto

Segundo Mark Gurman, a nova geração de smartwatches da Apple vai apresentar atualizações significativas nos recursos de desporto. O que não é uma surpresa, uma vez que até pode introduzir uma nova variante dedicada aos desportos radicais.

Infelizmente, a Apple tem conseguido manter estas novas funcionalidades em segredo e não há qualquer rumor que especifique, mais em pormenor, as novidades incluídas.

Apple Watch SE 2

Segundo Mark Gurman, além de uma nova variante robusta do Watch Series 8, a Apple pode também revelar o Watch SE 2. Esta será uma versão mais acessível do smartwatch, com especificações atualizadas face ao modelo anterior.

Dia 7 de setembro poderemos confirmar (ou não) todas estas informações com a apresentação oficial do novo Apple Watch Series 8.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt