Motorola: primeiro smartphone com 200 megapixéis pode chegar à Europa a 8 de setembro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Motorola escolheu o dia a seguir à apresentação da Apple (7 de setembro) para lançar, a nível global, os novos modelos da série Edge.

Será então a 8 de setembro que a Europa pode receber o primeiro smartphone com um super sensor de 200 megapixéis.

Edge 30 Ultra: o smartphone mais aguardado da Motorola

Parece que o primeiro smartphone com um super sensor de 200 megapixéis vai chegar ao mercado global mais cedo do que se esperava. A Motorola acaba de anunciar uma conferência de imprensa para 8 de setembro, na qual vai revelar novidades na sua série Edge.

O modelo mais aguardado é, sem dúvida, o Edge 30 Ultra que na China está já disponível sob a designação comercial X30 Pro. Espera-se então que este modelo seja o grande destaque da apresentação e que fique disponível de imediato em todos os cantos do mundo.

A confirmar-se a sua chegada a 8 de setembro, a Motorola vai conseguir superar a rival Xiaomi ao disponibilizar, em primeiro lugar, um smartphone com um sensor de 200 megapixéis que, para já e antes da chegada do modelo Xiaomi 12T Pro, é o único a fornecer esta super resolução.

Na configuração de câmara traseira, o novo Edge 30 Ultra vai então contar com o sensor Samsung ISOCELL HP1 com 200 megapixéis e 1/1,22 polegadas de tamanho, um ultrawide que também funciona como macro com 50 megapixéis e ainda um sensor telefoto com 12 megapixéis e zoom ótico de 2x. Na frente estará uma câmara com uns incríveis 60 megapixéis de resolução.

Outro dos destaques deste novo terminal é a sua bateria de 4.610 mAh que vai integrar suporte para carregamento rápido de 125 watts, carregamento sem fios de 50 watts e carregamento reverso de 10 watts. A Motorola está a apostar tudo.

A lista de especificações continua com o ecrã OLED de 6,7 polegadas que fornece uma taxa de atualização de 144 Hz e painel de escurecimento DC. De resto, o Edge 30 Ultra está equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 que está emparelhado com de até 12 GB de memória RAM LPDDR5 e de até 512GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Edge 30 Fusion é outra das novidades, mas Razr 2022 não será lançado

Ao que tudo indica, as novidades de dia 8 de setembro vão concentrar-se apenas na família Edge. E a confirmar-se a informação, a Europa terá de esperar mais algum tempo até receber o novo dobrável Razr 2022.

Mas o Edge 30 Fusion (ou S30, como é conhecido no mercado chinês), será outra das estrelas da conferência. Este terminal conta com argumentos menos avançados e, consequentemente, menos apelativos que o seu congénere Edge 30 Ultra.

Ainda que tenha a mesma memória RAM LPDDR5 com de até 12 GB e de até 512GB de armazenamento interno UFS 3.1, tem um processador diferente, estando equipado com o Snapdragon 888+.

É também mais modesto na parte ótica que conta com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 13 megapixéis e um sensor de profundidade com dois megapixéis de resolução.

A bateria de 4.400 mAh fica-se por um suporte de carregamento rápido de 68 watts e o ecrã OLED de 6,55 polegadas oferece uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 144 Hz.

Infelizmente, não existem informações sobre os preços com que ambos os modelos Motorola podem chegar ao mercado europeu, mas é possível que nos próximos dias esses dados sejam revelados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: estes equipamentos vão receber atualização para a MIUI 14 (lista)
  • Newsletter 4GNews: 3 razões para não a perderes!
  • Galaxy S23 Ultra: o primeiro smartphone Samsung com super sensor de 200 megapixéis
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt