Apple quer livrar-se da monocelha do iPhone X já em 2019

Filipe Alves
9 Março, 2018

2018 será o ano da Monocelha. O Ano da Notch. Ano do recorte, entalhe, etc. Independentemente do nome, até a próxima versão do sistema operativo Android, o P, suportará nativamente a monocelha. Posto isto, não há como o negar. Nos próximos anos teremos vários dispositivos inspirados no Apple iPhone X. Pelo menos até 2019...

O iPhone X da Apple seria apresentado no passado mês de setembro. Antes de si já conhecíamos o Essential Phone, também ele com uma pequena "notch". Todavia, o poder da Apple nunca pode ser subestimado e apesar de não ter "inventado" a monocelha seria o iPhone X que popularizaria esta tendência.

Vê ainda: Compensa comprar o Huawei Mate 10 Lite vs Honor View 10?

Já estávamos à espera que o Apple iPhone X ditasse as novas tendências. Agora, verifica-se isso mesmo com cada vez mais construtoras Android a adotar esta monocelha. Relembro que no caso do iPhone X temos aqui vários sensores (Face ID) e claro, também a sua câmara frontal, a True Depth Camera.

Agora, segundo a imprensa internacional, a Apple quer livrar-se da monocelha a partir de 2019, ou logo que o consiga fazer. Logo que possa acomodar todos os sensores e câmara debaixo do ecrã. A partir daí teremos uma ideologia completamente sem margens, sem interrupções, sem empecilhos e imperfeições como a monocelha ou notch.

Apple iPhone X impôs a sua Monocelha

Claro que até que 2019 chegue e a tecnologia avance o suficiente teremos uma "enxurrada" de monocelhas nos smartphones Android. Começando pela ASUS e pelo seu novo ZenFone 5 e ZenFone 5Z, até a marca tem noção das semelhanças com o iPhone X da Apple e não o esconde. Seguem-se os OPPO R15 que podem por sua vez inspirar o OnePlus 6. Sem esquecer a próxima geração de smartphones topo de gama da Huawei, os P20. Também eles apresentarão, caso as fugas de informação estiverem corretas, uma monocelha.

Todavia, a partir de 2019 isso pode mudar com a Apple a procurar novas soluções que não compreendam uma monocelha para albergar os sensores e câmaras. Segundo uma nova fonte próxima da indústria, a marca de Cupertino quer livrar-se desta notch. É uma imperfeição necessária (para já) mas a partir de 2019 deverá desaparecer.

Em 2019 podemos ter um iPhone sem monocelha

A mesma fonte afirma que a partir de 2019 teremos todos os sensores já embutidos no ecrã, o mesmo se aplicando por exemplo à câmara frontal. Todo o sistema de Face ID será re-colocado para não quebrar o efeito de ecrã completo. Assim que a Apple o consiga fazer teremos finalmente um iPhone com ecrã cheio, sem recortes, entalhes ou notch's.

Existe, contudo, uma outra possibilidade. Os iPhone's de 2019 podem apresentar um ecrã completo (full-screen) com um pequeno orifício para suportar algumas funções. Ou para incorporar por exemplo a câmara frontal. Seria muito idêntico a uma Essential Phone em que apenas a câmara perturba o display do smartphone.

Em suma, caso não gostes mesmo da monocelha do Apple iPhone X poderás ter que esperar mais um ano até que surjam as novas soluções. Segundo consta, será em 2019 que veremos os primeiros smartphones da Apple com o ecrã a cobrir 90% da área do painel frontal. Poderá ser também aí que veremos o retorno do Touch ID (leitor de impressões digitais), agora acomodado sob o ecrã.

A Apple enfrentou algumas críticas por ter incluído a Monocelha no seu iPhone X. Contudo, mesmo com esta imperfeição o smartphone veio mudar o status quo de toda a indústria de dispositivos móveis. Aliás, o seu ecrã OLED conquista qualquer pessoa que contactar com este produto e podemos esperar mais dispositivos com esta ideologia em 2018.

Aliás, os rumores sugerem dois novos iPhone's de 5.8 e 6.46 polegadas de ecrã OLED. Poderemos ter ainda um iPhone mais económico com um ecrã de 6.04 polegadas e tecnologia IPS LCD. Como já é hábito, a próxima geração de equipamentos será apresentada em setembro de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google anuncia oficialmente a 1.ª Developer Previedo Android P

Nokia com vários smartphones eleitos pelo Enterprise da Google

 OnePlus 6 será o próximo smartphone com monocelha

Fonte|via 12

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios
Xiaomi Redmi 7 já tem versão Global e o preço continua apelativo

Artigos que não podes perder

Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Os melhores tablets e como escolher o modelo certo em 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar