Apple Maps estreia novidades na Europa, cuidado Google Maps!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica de Cupertino há vários anos que tenta competir com a Google na criação de um serviço de navegação tão competente como o rival Google Maps. Porém, há ainda um grande hiato que os separa, pese embora o Apple Maps seja uma escolha cada vez melhor para utilizadores de iPhone e outros dispositivos da maçã.

Temos agora a indicação de uma boa quantidade de novidades a caminho do Apple Maps e a estrear na Europa. Funções que, indo também ao encontro do que já temos no serviço rival, contam com algumas otimizações digas de nota.

São perfeitas, por exemplo, para quem usa bastante os transportes públicos em várias capitais da Europa.

Apple quer superar o Google Maps com novas funções para o seu Maps

Apple Maps Google Maps

As novidades chegam desta feita em primeiro lugar à Europa. Mais concretamente a um total de 6 nações europeias nas quais se incluem os seguintes países:

  • Hungria
  • Eslovénia
  • Polónia
  • Republica Checa
  • Croácia
  • Áustria

Note-se que as funcionalidades em causa já estavam em fase de testes nos Estados Unidos da América desde 2018. Porém, só agora é que chegam efetivamente ao outro lado do Atlântico, disponíveis já para os utilizadores nos países supracitados.

Novidades incluem funções úteis para comutas em transportes públicos

Apple Maps Europa

As funcionalidades de navegação incluem a mais recente geração de guias criados pela Apple para o seu serviço Maps, a saber:

  • Navegação com instruções na Língua Nativa
  • Assistência de faixa / linha de transporte público
  • Localização de semáforos e limites de velocidade
  • Planeamento de rotas com várias paragens
  • Possibilidade de partilha do tempo estimado para a chegada (ETA)
  • Sinalização de perigos como acidentes
  • Pontos de recarga para veículos elétricos

Por exemplo, com a navegação com instruções na língua nativa temos o suporte para comandos de voz e instruções fornecidas de modo mais familiar para os utilizadores na Europa.

Temos também algo bem útil na minha opinião, a possibilidade de partilhar o tempo previsto para a chegada com os nossos contactos. Desse modo, poderão saber se estamos ou não atrasados.

Regional Connector stations now appear in Apple Maps!!!! pic.twitter.com/xyLMRR7z4p

— Nationalize (Railroads) Nick (@nickSTREETZ) 5 de abril de 2023

Já para quem utiliza bastante os transportes públicos, algo que não suscita dúvidas em várias capitais europeias, também temos ótimas melhorias.

Seja a possibilidade de encontrar as estações mais próximas da nossa localização, selecionar e destacar as linhas favoritas, ou receber notificações quando for altura de sair numa paragem.

A par de tudo isto, a tecnológica de Cupertino afirmou também ter reforçado a privacidade do seu serviço de navegação.

Temos também melhorias na visualização 3D para o Apple Maps

As alterações e novidades introduzidas no serviço de navegação prometem também melhorar bastante a experiência de utilização e visualização dos mapas e conteúdos. Por exemplo, com a função Look Around temos uma representação 3D baseada nas fotografias de rua com mais detalhes sobre os marcos icónicos.

Todavia, de momento o novo Look Around em 3D está disponível apenas na Áustria, ainda que a Apple já tenha garantido a sua disponibilidade alargada no decurso dos próximos meses.

Por fim, temos também o modo Flyover em 3D que também nos dará uma visão renovada dos principais pontos de interesse numa determinada localização. Agora, resta aguardar que estas novidades também cheguem a Portugal e respetivos utilizadores iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.