Apple: mais um produto na lista vintage e dois na lista dos equipamentos obsoletos sem direito a reparação oficial

Mónica Marques
Comentar

A Apple acaba de atualizar a sua montra de produtos Vintage e também a sua lista de produtos Obsoletos.

O Apple Watch Series 2 é agora considerado um clássico vintage, mas dois iMacs tiveram pior destino: seguem para a lista de produtos obsoletos e perdem o direito a reparações oficiais

Apple Watch Series 2 é agora um clássico vintage, mas iMacs de 2013 e 2014 foram considerados obsoletos

logótipo Apple
Periodicamente, a Apple atualiza as suas listas de equipamentos vintage e obsoletos Crédito@Apple

Periodicamente, a Apple atualiza as suas listas de produtos vintage e obsoletos. É sempre um momento de angústia para os utilizadores, uma vez que apesar de serem considerados clássicos, os produtos acabam por perder alguns benefícios.

E após o lançamento da nova série Apple Watch Series 7, era bastante provável que a Apple colocasse algum modelo antigo do smartwatch numa destas listas. Assim o fez, e a partir de agora, o Watch Series 2 é considerado um clássico vintage.

Mas pior sorte vão ter os utilizadores do iMac, especialmente dos modelos de 2013 e 2014 que saíram da lista vintage para seguir diretamente para a lista dos produtos obsoletos.

Recorde-se que os equipamentos presentes na lista vintage da Apple têm cinco anos (ou mais) de presença no mercado e podem ser enviados para a marca para fazer reparações oficiais. Estas estão, no entanto, sujeitas à disponibilidade das peças necessárias.

Já os equipamentos constantes na lista de obsoletos perdem o direito a reparações oficiais realizadas pela própria marca. Neste caso específico, os utilizadores têm de recorrer a entidades terceiras para fazer qualquer tipo de reparo. Saliente-se que os produtos desta lista foram lançados no mercado há mais de sete anos.

Ora foi exatamente isso que aconteceu aos modelos iMacs de 21,5 polegadas, o iMac de 21,5 polegadas de 2014 e o iMac Retina 5K de 27 polegadas de 2014. Estes três computadores, a partir de agora, não são elegíveis para reparações oficiais feitas diretamente na marca.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt