Apple macOS Ventura: eis os modelos que vão (e não vão) ser atualizados

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

À semelhança do iOS 16 e do watchOS 9, a Apple também aproveitou a palestra de abertura da WWDC 2022 para falar do novo macOS. O nome escolhido para o macOS 13 é macOS Ventura, em homenagem à clássica cidade do litoral da Califórnia.

Com a chegada do novo macOS, existem alguns modelos Mac mais antigos que deixam de ter suporte e não recebem esta atualização. E é com tristeza pessoal que comunico que um deles é o meu velho amigo MacBook Pro de 2015.

MacBook Pro de 2015 e Mac Pro de 2013 não recebem macOS Ventura

É bom recordarmos que estes foram os últimos MacBook a chegarem com teclado tesoura, antes de a Apple passar pelo teclado chiclete. Também foram os últimos modelos a integrar portas USB-A e com a MagSafe, antes e a Apple o fazer regressar em 2021.

Quem também perde suporte nesta versão do macOS Ventura é o Mac Pro de 2013. E como podes notar pela lista baixo, nenhum dos Mac lançados durante o ano de 2016 vai receber a nova atualização.

Mac que recebem o novo macOS Ventura

  • iMac – 2017 e seguintes
  • iMac Pro
  • MacBook Air – 2018 e seguintes
  • MacBook Pro – 2017 e seguintes
  • Mac Pro – 2019 e seguintes
  • Mac Mini – 2018 e seguintes
  • MacBook – 2017 e seguintes
Vê se o teu Mac terá o macOS Ventura
Vê se o teu Mac terá o macOS Ventura na lista oficial

Para os programadores já é possível usar a mais recente versão do macOS Ventura. Durante o mês de julho será lançada a versão Beta pública. Quanto à versão final é esperada nos dispositivos suportados apenas no outono.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.