Apple lidera o ranking "Click Clean" da Greenpeace em 2016

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Greenpeace tem conduzido campanhas contra a degradação ambiental desde 1971 e nos últimos anos tem elaborado um relatório anual onde avalia o desempenho das principais empresas de tecnologia. Hoje ficamos a conhecer as conclusões do relatório Click Clean para 2016.

De acordo com este relatório da Greenpeace, a Apple lidera o ranking das empresas tecnológicas mais "verdes", obtendo um índice de 83% na utilização de energia limpa.

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Outros nomes importantes neste relatório da Greenpeace são o Facebook (67%) e a Google com 56%. Estas três empresas (Apple, Facebook e Google) estão empenhadas em tornar o seu consumo energético cada vez mais sustentável. Aliás o objectivo destas gigantes é utilizar apenas fontes de energia renováveis. Relembro que a Apple está a desenvolver a sua nova sede, o Apple Campus 2, cada vez mais elegante e repleto de paineis solares. Cerca de 213 000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos revestiram a cobertura do novo "quartel-general" da gigante de Cupertino.

Por sua vez, a Google prometeu que os seus centros de dados e escritórios serão alimentados apenas por fontes de energia renováveis a partir deste ano.

Apesar de estas três grandes gigantes terem obtido uma boa pontuação no índice de utilização de energias renováveis, a empresa que obteve a pontuação mais alta é a Switch. Esta jovem empresa já usa apenas fontes de energia limpas e isto garantiu a sua entrada de rompante para o topo do "Click Clean".

No lado oposto, as empresas tecnológicas com pior desempenho segundo a Greenpeace são a Baidu, a Alibaba e a Tencent. Por sua vez, a Amazon também tem muito trabalho pela frente (17% no índice de energia limpa). A Oracle com uns míseros 8% e mesmo a Microsoft, apenas com 32% ainda têm um longo caminho a percorrer para se tornarem mais "verdes.

Talvez queiras ver:

Microsoft: Ainda podes baixar o Windows 10 grátis

Novo computador All-in-One da Samsung apresentado oficialmente com design caricato

LG G6 chegará ao mercado antes do Samsung Galaxy S8?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.