A empresa Canalys divulgou os dados referentes ao primeiro trimestre de 2022 do mercado de wearables.
Sem surpresa, a Apple lidera o mercado de smartwatches que, por sua vez, registou um crescimento de 15% no referido período analisado.
Smarwatches em crescimento e smart bands em queda
A empresa Canalys acaba de divulgar os dados do mercado de wearables referentes ao primeiro trimestre de 2022. De acordo com o relatório agora divulgado, foram vendidas 41,7 milhões de smart bands, o que se traduz numa queda de 4%, em relação ao trimestre anterior.
Já os smartwatches representaram 76,6% das remessas globais, registando um crescimento de 15% nas vendas em todo o mundo. Os números indicam que os utilizadores procuram claramente equipamentos com mais recursos e especificações avançadas.
Neste relatório, a empresa Canalys considerou três tipos de produtos: as smart bands,os relógios básicos e os smarwatches.
Esclareça-se que por relógios básicos a empresa entende que são os equipamentos que executam um sistema operativo, mas que não suportam aplicações de terceiros.
Já na categoria de smartwatches, a empresa coloca todos os dispositivos que executam um sistema operativo, fornecem suporte para apps de terceiros e contam com mais recursos de saúde e desporto, maior autonomia de bateria, assim como um ecrã de dimensões maiores.
De acordo com a Canalys, os utilizadores estão a mostrar preferência por smartwatches por estes fornecerem mais funcionalidades, o que está a levar à queda nas vendas globais de smart bands.
Por outro lado, "os relógios básicos estão posicionados como um avanço acessível em relação às smart bands, adequados para consumidores preocupados com o preço", explica a empresa em comunicado, o que também estará a contribuir para o aumento das vendas globais de relógios básicos.
Apple lidera segmento de smartwatches
Sem surpresas, a Apple é a líder de vendas no segmento de smartwatches com 9,2 unidades vendidas a nível global e um crescimento anual de 21%. Em segundo lugar está a Huawei com 3,4 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, mas com um queda de 18% no seu crescimento anual.
Em terceiro lugar está a Samsung que registou as mesmas 3,4 milhões de unidades vendidas a nível global que a Huawei, mas com uma enorme diferença. É que a gigante sul-coreana teve um crescimento anual de 53%, o que deverá ser um motivo de forte preocupação para a Huawei que quer ser líder, pelo menos, em alguns mercados do mundo.
Por fim, em quarto lugar está a Xiaomi que com 1,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo conseguiu ultrapassar as 1,6 mihões de unidades da Garmin. Também no crescimento anual, as duas marcas têm resultados diferentes, sendo que a Xiaomi sai a ganhar com um crescimento anual de 2% enquanto que a Garmin regista uma queda de 5%.
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