Apple lança o novo macOS Monterey 12.6! Atualiza já o computador

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima grande atualização para os computadores de Cupertino é o macOS Ventura. No entanto, enquanto esperamos pela sua chegada, provavelmente em meados de outubro próximo, a Apple lançou o macOS Monterey 12.6 com importantes melhorias.

Este update de sistema, com distribuição via OTA (over the air) está disponível em Portugal para os modelos de computador elegíveis e pode já ser descarregado e instalado. Para tal, basta aceder às Definições e aceitar o início do "download" e posterior instalação.

Apple faz chegar o seu macOS Monterey 12.6 a Portugal

Apple macOS Monterey 12.6

O software atualmente em distribuição marca a sexta grande atualização de sistema para os computadores da maçã a chegar no espaço de seis meses.

A propósito, recordamos que o macOS Monterey 12.5 chegou ainda há pouco mais de um mês às máquinas eleitas. Agora, temos um novo reforço de segurança, pelo que recomendamos a sua instalação logo que possível.

Atualização vem colmatar vulnerabilidades e reforçar a segurança dos mac

Apple macOS Monterey 12.6

Mais concretamente, o macOS Monterey 12.6 vem atualizar vários aspetos de segurança como as vulnerabilidades de kernel descobertas recentemente pela empresa de Tim Cook.

Para além disso, o novo software de sistema vem resolver vários bugs e problemas relacionados com as aplicações Mapas, iMovie, bem como a ATS, MediaLibrary, e o PackageKit.

Segundo a própria Apple, a terá existido a exploração ativa de pelo menos uma vulnerabilidade de Kernel. Por Kernel entenda-se sucintamente o software que organiza o funcionamento do computador, mediando a interação entre o hardware e o demais software.

Apple macOS Monterey 12.6

Importa frisar que a própria tecnológica de Cupertino urge os seus utilizadores a instalar as novidades que, aliás, compreendem também uma atualização para o browser nativo, o Safari.

Cumpre ainda salientar o facto de esta ser uma atualização considerável, com mais de 1,6 GB ao somar ambas as partes. Desse modo, deverão ter uma ligação estável à Internet para proceder ao download e aguardar o tempo necessário para o término da mesma. Note-se também que a velocidade do download dependerá, por exemplo, da velocidade da ligação à Internet do utilizador.

Entretanto, a Apple também disponibilizou a atualização macOS Big Sur 11.7 com várias correções de segurança para os dispositivos mais antigos. Assim, por todas as razões expostas, esta é uma atualização cuja instalação voltamos a recomendar.

💥 NEW UPDATES RELEASED 💥📱 iOS 16 - 11 bugs fixed📱 iOS and iPadOS 15.7 - 11 bugs fixed💻 macOS Big Sur 11.7 - 10 bugs fixed💻 macOS Monterey 12.6 - 8 bugs fixed📺 tvOS 16 - no details yet⌚ watchOS 9 - no details yet

— Apple Security Updates (@ApplSec) 12 de setembro de 2022

Por fim, podem encontrar mais informações sobre esta versão geral do macOS na página oficial.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.