O iOS 16 é a mais recente versão do sistema operativo da Apple para os seus smartphones, os Apple iPhone. Contemplando os utilizadores com novas funções e modos de apresentação dos conteúdos, há, infelizmente, um decréscimo apontado para a autonomia da bateria em vários modelos de iPhone.
Ainda que seja expectável, ou perfeitamente normal, sentirmos uma quebra na autonomia nos ciclos de carga imediatos após uma grande atualização de sistema, algo que gradualmente estabiliza, desta feita a diminuição parece ser endémica à nova versão do sistema operativo.
iOS 16 provoca diminuição significativa na autonomia de bateria dos Apple iPhone
Os utilizadores têm-se queixado de uma diminuição da autonomia de bateria desde que em meados de setembro este update ficou disponível para todos os modelos de iPhone compatíveis. Apesar de termos, por exemplo, a opção de editar mensagens no iMessage e eliminar o fundo das fotografias, a maior novidade é o modo Always-on-Display.
Este ecrã sempre ligado que, mesmo nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max com ecrãs LTPO AMOLED cuja taxa de atualização pode baixar para uns meros 1 Hz, comporta sempre um acréscimo no consumo energético.
Ora, em modelos mais antigos de iPhone este consumo é ainda mais impactante ao usarem ecrãs menos eficientes energeticamente e respetivos processadores.
Face ao exposto, certo é que inúmeros utilizadores de Apple iPhone têm apresentado as suas queixas através das redes sociais após a última atualização de sistema.
Vejam-se, por exemplo, alguns dos relatos replicados nesta peça onde vários utilizadores apontam um cenário similar nos seus iPhone após as últimas novidades da tecnológica de Cupertino.
Em suma, temos vários relatos concordantes a apontar num mesmo sentido. Após a última grande atualização, independentemente do modelo de telefone, a autonomia de bateria terá sofrido uma diminuição considerável ao ponto de os utilizadores se aperceberem.
Apple já distribuiu duas atualizações de correção como o iOS 16.0.2
Infelizmente nem mesmo a distribuição das novas versões iOS 16.0.2 estará a resolver o problema da autonomia de bateria. Entre as principais causas para a diminuição deste aspeto crucial está o feedback vibratório do teclado. Isto é, o novo haptic feedback disponível para o teclado da Apple.
Note-se que ao ativar a função de haptic feedback para o teclado, sempre que estivermos a escrever, os motores de vibração estarão a trabalhar. É uma das novidades do novo iOS, mas não sem as suas consequências.
Neste caso, a Apple estará a empregar ambos os motores para uma sensação mais precisa, mas comportando assim um maior consumo energético. Aliás, a própria tecnológica já terá advertido para o possível (e verificado) impacto desta função na autonomia.
Aguardamos agora pela distribuição do próximo iOS 16.0.3
Por fim, ainda que nem todos os utilizadores estejam a sentir a mesma diminuição de autonomia de bateria, a verdadeira razão para este decréscimo pode nunca ser revelada.
Em suma, apesar de todo o exposto supra, aguardamos agora por uma nova correção sob a forma do iOS 16.0.3 para, esperamos nós, atenuar esta sintomática generalizada nos Apple iPhone.
Editores 4gnews recomendam: