A Apple prima pelas soluções proprietárias como a sua ligação Lightning presente, até à data nos seus iPhone.
Esta conexão, apesar de exclusiva da empresa norte-americana, gera grandes rendimentos para a indústria dedicada às capas de proteção, carregadores compatíveis, cabos Lightning e toda uma miríade de acessórios e periféricos para Apple iPhone.
O mesmo pode ser dito, aliás, de diversos programadores de software que constroem as suas soluções focadas na gigante de Cupertino e respetivos produtos.
Porém, a pressão internacional, e sobretudo europeia, para que a Apple adote a porta USB-C nos seus telefones cresce de dia para dia.
O mundo Android já abraçou o USB-C, agora é a vez dos Apple iPhone
A Apple insiste na manutenção das suas portas e conexões exclusivas, neste caso, a porta Lightning. Porém, mesmo em alguns dos seus produtos como na gama iPad Pro, a mesma Apple já adotou a conexão USB do Tipo C, estando assim dado o primeiro passo.
Em simultâneo, tal como demos a conhecer na 4gnews, a União Europeia tornou obrigatória a disponibilização da porta USB-C em todos os smartphones.
A obrigação estende-se também aos tablets e câmaras fotográficas vendidas no mercado comunitário até ao final de 2024.
Mais concretamente, a nova regulação da Comissão Europeia, já aprovada pelo Parlamento Europeu, vem efetivar esta adoção do padrão USB-C. Para a Apple é agora tempo de repensar a sua estratégia e acatar as imposições normativas da Europa.
Diminuir o desperdício eletrónico ao unificar o tipo de porta com o USB do Tipo C
Inicialmente poderíamos pensar que a União queria reforçar a concorrência de mercado e obrigar a Apple a usar as mesmas conexões e portas que a concorrência já usa. Porém, a motivação primária, de acordo com o texto legal, aparenta ser de ordem ecológica e sustentável.
Assim sendo, colocando o ambiente em primeiro lugar, é feita uma promoção da reutilização dos carregadores já disponíveis em casa para carregar os mais diversos dispositivos móveis. Em simultâneo, será diminuída a produção de lixo eletrónico a cada ano.
Mais concretamente, é apontada uma poupança de 250 milhões de euros, na Europa, em custos associados a novos carregadores e soluções diversas para conexão dos dispositivos móveis.
Em suma, de acordo com a resolução comunitária, até ao final de 2024 os fabricantes de dispositivos móveis como a Apple devem providenciar a conexão USB do Tipo C para continuar a vender no nosso mercado.
Por fim, é feita também uma apologia das soluções de carregamento sem-fios como meio alternativo e complementar para a tradicional carga por cabo USB-C.
Editores 4gnews recomendam: