Ao longo das últimas semanas, um dos rumores mais recorrentes acerca dos iPhone 15 Pro dava conta de uma mudança nos botões laterais destes smartphones. A Apple iria abandonar os botões físicos em favor de outros capacitivos, muitas vezes referidos como solid-state.
Foram várias as pistas a corroborar esta tese, mas parece que a tecnológica norte-americana viu-se obrigada a mudar os seus planos. Pelo menos é isso que o conceituado analista Ming-Chi Kuo afirma num dos seus mais recentes relatórios.
Apple encontra problemas no desenvolvimento de novos botões para o iPhone 15 Pro
A razão para esta mudança de planos no desenvolvimento dos iPhone 15 Pro foram problemas técnicos. Alegadamente, a Apple deparou-se com alguns entraves incapazes de superar, descartando assim esta abordagem nos seus novos smartphones.
Quer isto dizer que os iPhone 15 serão afinal apresentados com botões físicos nas suas laterais. Mas isto não quer dizer que o habitual botão seletor de perfis seja restaurado em detrimento de rumorejado botão de ação programável.
A ser verdade aquilo que Ming-Chi Kuo refere no seu novo relatório, não se esperam consequências no calendário de produção dos iPhone 15. Embora estejamos perante uma reversão de decisões, o processo de desenvolvimento destes smartphones será mais simples com esta abordagem tradicional.
Esta é uma má notícia para as parceiras da Apple que deveriam fornecer os componentes necessários ao desenvolvimento desta tecnologia. Kuo aponta empresas como a Cirrus Logic, AAC Technologies ou Luxshare ICT como as principais afetadas.
O mesmo analista sublinha que os iPhone 15 Pro ainda se encontram no processo de desenvolvimento e validação interna. Quer isto dizer que ainda há espaço para alterações no projeto e que o regresso aos botões físicos não deverá impactar o seu calendário de lançamento.
Com efeito, a apresentação oficial dos iPhone 15 deverá ocorrer em setembro de 2023, como manda a tradição. A sua chegada às lojas deverá concretizar-se poucas semanas após a respetiva apresentação.
Editores 4gnews recomendam: