Apple iPhone 14 Pro: os melhores iPhones chegam com estas novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro de 2022 ficaremos a conhecer a nova geração de telemóveis Apple iPhone 14, com quatro modelos na calha. Entretanto, as fugas de informação e rumores vão-nos permitindo compor o puzzle, com novos elementos. Agora, ficamos a saber que os modelos Apple iPhone 14 Pro podem chegar com várias surpresas.

Mais concretamente, em ambos os modelos Pro podemos ter ecrãs ligeiramente maiores graças à redução das margens ou bezels, bem como à diminuição do tamanho do notch, no topo do telefone. Todavia, apenas os modelos Pro deverão usufruir desta alteração que entregará aos utilizadores mais espaço de ecrã.

Ecrã maior e melhor nos modelos Apple iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14 Pro

Tal como refere o leaker Ross Young através do Twitter, o iPhone 14 Pro terá um ecrã de 6,12 polegadas de diagonal. Ou seja, terá um display ligeiramente maior que o ecrã de 6,06 polegadas presente no atual iPhone 13 Pro, algo que agradará aos utilizadores.

De igual modo, também o modelo Apple iPhone 14 Pro Max terá um ecrã ligeiramente maior de 6,69 polegadas face ao ecrã de 6,68 polegadas no atual modelo Apple iPhone 13 Pro Max. Novamente, tal será possível graças à redução do tamanho do notch.

iPhone 13 Pro - 6.06"iPhone 14 Pro - 6.12"iPhone 13 Pro Max - 6.68"iPhone 14 Pro Max - 6.69"Differences due to pill + hole replacing the notch and narrower bezels.

— Ross Young (@DSCCRoss) 10 de maio de 2022

Este ligeiro aumento do tamanho útil do ecrã será possível graças à diminuição da interrupção provocada pelo notch. Ou seja, teremos dois orifícios no topo do telefone para a câmara frontal, bem como para os sensores necessários para o Face ID. Em simultâneo, os bezels podem também encolher em 2022 para possibilitar um melhor aproveitamento do espaço.

Apenas os modelos Pro terão o novo processador Apple A16 Bionic

Based on the technical challenges remaining for under panel cameras to meet discerning brands quality requirements as well as panel manufacturers' cost requirements, I still believe this roadmap makes sense for the iPhone. pic.twitter.com/3ck5X3sVcL

— Ross Young (@DSCCRoss) 10 de maio de 2022

Ainda que a próxima geração não deva utilizar as câmaras fotográficas embutidas no ecrã, para a câmara frontal, a redução do notch será significativa. Tal possibilidade poderá dotar os novos iPhones de um aspeto mais moderno e em linha com os rivais Android.

Para além disso, será também nos modelos Pro que encontraremos o novo processador da gigante de Cupertino. Ao que tudo indica, a Apple manterá o seu A15 Bionic, possivelmente aprimorado, nos modelos base do iPhone 14. Portanto, para quem procura a máxima potência e desempenho, os modelos Pro serão ainda mais apelativos em 2022.

Apple iPhone 14

Será, assim, a primeira vez que a Apple usa processadores diferentes em novos modelos de iPhone de uma mesma gama, sem contar aqui com os modelos SE. Note-se ainda que será nos modelos Pro onde teremos as maiores melhorias de câmara fotográfica.

Note-se ainda que para este ano contamos com os quatro modelos referidos supra, sem um novo modelo mini. Teremos, na sua vez, um iPhone 14 Max para os consumidores que procuram um ecrã de maiores dimensões.

Os preços devem aumentar na geração Apple iPhone 14

Apple

Algo que não agradará aos consumidores é a possível subida dos preços em toda a gama de telemóveis Apple. Segundo os rumores prévios o aumento pode ser de 100 dólares, possivelmente com equivalência direta para euros, em todos os modelos.

Em suma, teremos melhores câmaras nos Apple iPhone 14 Pro e Pro Max, passando de 12 MP para 48 MP. Teremos melhores processadores A16 Bionic, face aos A15 nos modelos base, bem como um aspeto diferenciado no painel frontal.

Por outro lado, o expectável aumento de preços pode canalizar mais consumidores para os modelos base, sobretudo agora com um novo modelo Max para quem preferir um ecrã de maiores dimensões.

Por fim, a apresentação destes dispositivos móveis ocorrerá apenas em setembro de 2022 caso a Apple mantenha o seu calendário habitual.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.