A próxima geração de smartphones iOS chegará em setembro de 2022 caso a Apple decida manter o seu calendário habitual de apresentações para os seus iPhone.
Aí, entre outras novidades, ficaremos a conhecer o smartphone Apple iPhone 14 Pro com novas câmaras fotográficas e demais novidades que me poderão fazer optar pelos novos produtos Apple.
A fotografia e o vídeo serão, com efeito, duas das prioridades dos modelos Pro, tal como na atual e anteriores gerações deste icónico produto. Assim, para 2022, podemos ter uma das maiores atualizações de câmaras com um novo sensor de 48 MP para este modelo.
A geração Apple iPhone 14 deve ser apresentada em setembro de 2022
Estas informações, de cariz não oficial, são avançadas pela agência de análise de mercado TrendForce, apontando que o modelo Apple iPhone 14 Pro usará pelo menos uma câmara de 48 MP. Recordamos que o atual iPhone 13 Pro tem uma câmara tripla de 12 MP. Aliás, também a câmara frontal deste modelo apresenta uma resolução de 12 MP.
Assim, a par das sugeridas alterações para o formato do notch que, finalmente, pode ser drasticamente reduzida em linha com as tendências atuais de mercado, também as câmaras fotográficas poderão aumentar de resolução.
Caso tal se verifique, será a terceira vez que a Apple aumentaria a resolução das suas câmaras na história dos iPhone. Evocando o passado, tivemos a subida entre o iPhone 4 para o 4S de 5 MP para 8 MP; a subida do iPhone 6 para iPhone 6S passando de 8 MP para 12 MP. Ou seja, se o relato da TrendForce tiver fundamento, será um momento digno de nota na história do iPhone.
A maior resolução - de 12 MP para 48 MP - pode trazer a gravação de vídeo em 8K
Importa ainda notar que, a par das alterações à notch, atualizando finalmente o design frontal do produto, as câmaras continuarão a ser o foco das maiores melhorias. Algo que, para este vosso autor, é de grande importância e fará a diferença na hora da compra.
Em causa está a versatilidade proporcionada por um smartphones em contraste com as soluções convencionais de fotografia. Isto porque nem sempre podemos pegar numa câmara propriamente dita, ou o local e condições obrigam ao tempo de ajuste de que nem sempre dispomos e que num smartphone é feito de forma automática.
Ou seja, a fotografia computacional continua a apresentar significativas melhorias ano após ano, tornando os dispositivos móveis bons substitutos das câmaras fotográficas compactas.
Sintetizando, caso a Apple atualize efetivamente o design da notch, reduzindo-o para parâmetros equiparáveis aos dos smartphones Android e caso a câmara traga as supracitadas melhorias, muito provavelmente este será o ano em que comprarei o Apple iPhone 14 Pro.
Editores 4gnews recomendam: