Apple iPhone 14: memória RAM revelada com boas notícias para os modelos base

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos temas que a Apple nunca aborda na apresentação dos seus smartphones é a quantidade de memória RAM. Com a apresentação do iPhone 14 nada diferiu, mas não tardou até que essa informação viesse a público.

Os dados são apontados pela publicação MacRumors e revelam que todos os novos iPhone 14 vêm equipados com 6 GB de RAM. Um detalhe com maior significado para os modelos base desta linha.

Todos os iPhone 14 chegam equipados com 6 GB de RAM

Tal informação foi mais uma vez retirada do Xcode 14 beta. A mesma fonte que, em 2021, nos revelou com assertividade a quantidade de memória RAM presente nos iPhone 13.

iPhone 14

Com efeito, os novos iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max possuem 6 GB de RAM. Pela primeira vez, a Apple incorporou a mesma quantidade de memória RAM em todos os seus novos smartphones.

Este detalhe é de maior importância para os iPhone 14 e iPhone 14 Plus que assim se equiparam aos modelos Pro da sua família. Comprados com os seus antecessores, beneficiaram de um aumento de 50% na quantidade de memória RAM disponível.

Para os modelos Pro, este é literalmente um ano de continuidade. Isto porque já os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro chegaram ao mercado com os mesmos 6 GB de RAM.

A razão que leva a Apple a não falar neste pormenor nas suas apresentações é a otimização que o seu software possui. Mesmo com menor quantidade de RAM face a muitos dispositivos Android, os iPhone têm uma fluidez invejável.

Deverão os utilizadores optar pelos iPhone 14 e IPhone 14 Plus ao invés dos Pro só porque têm a mesma quantidade de RAM? Essa não deverá ser a única razão a definir o modelo a comprar, pois existem outras diferenças importantes entre os dois segmentos apresentados ontem.

É apenas nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max que encontrarás o novo processador A16 Bionic. É apenas nos modelos Pro que encontrarás um ecrã com taxa de atualização variável até 120 Hz e a alternativa à notch que a Apple designou Dynamic Island.

Sò nos iPhone 14 Pro encontrarás as novas câmaras de 48 MP, ao passo que os iPhone 14 mantêm as suas lentes principais com 12 MP. Ou seja, há muito mais a diferenciar os novos smartphones da Apple que terão maior impacto numa utilização diária que a quantidade de RAM que os mesmos possuem.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.