Apple descontinua os smartphones iPhone 11, 12 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max

Rui Bacelar
Comentar

O evento especial de outono da Apple, intitulado de "Far Out", deu-nos a conhecer os novos Apple Watch Series 8, AirPods Pro 2, bem como os novos Apple iPhone 14 e Apple iPhone 14 Pro. Sem surpresas, a gigante de Cupertino acaba agora de descontinuar vários produtos, incluindo alguns dos seus melhores smartphones iOS.

Em causa estão vários modelos de iPhone mais antigos como, por exemplo, o iPhone 12 Mini, modelo que foi completamente riscado do atual portefólio da maçã. No seu lugar, ficamos ontem (7) a conhecer o modelo iPhone 14 Plus com ecrã de 6,7 polegadas, vindo definitivamente substituir o smartphone compacto de 5,4 polegadas de ecrã.

É o fim da linha para os Apple iPhone 13 Pro e não só...

Apple iPhone 13 Pro

Tal como sucede todos os anos, a empresa de Cupertino retira das lojas vários dos seus produtos antes que estes percam valor significativo. Isto ajuda a manter o preço dos iPhone elevado, mesmo no mercado de segunda mão, reduzindo a desvalorização do produto, prática em que a tecnológica de Cupertino está anos-luz à frente da concorrência.

Com efeito, a empresa de Tim Cook anunciou oficialmente a descontinuação dos iPhone 13 e iPhone 13 Pro Max, os lançamentos da empresa em 2021. Esta gama trouxe sérias melhorias como a introdução dos ecrã LTPO AMOLED até 120 Hz, com taxa de atualização variável, um novo leque de câmaras triplas de 12 MP na traseira, mais autonomia de bateria, etc.

Tecnológica de Cupertino remove vários produtos da sua loja oficial

Apple iPhone 12 mini

Em simultâneo, a empresa de Tim Cook também descontinuou o modelo iPhone 11, apresentado em setembro de 2019. Este foi o primeiro smartphone iOS com câmara dupla na traseira, além dos 4 GB de memória RAM, carregamento a 18 W e não só.

Por fim, a tecnológica norte-americana também retirou o modelo iPhone 12 Mini das lojas. Este foi o primeiro modelo Mini a chegar ao mercado, já dotado de suporte para as redes móveis 5G, com ecrã OLED de 4,7 polegadas e o formato muito compacto.

Este ano não tivemos um novo modelo Mini, nem é provável que num futuro próximo esta fórmula seja recuperada. A exceção, plausível, seria um novo modelo SE compacto, caso exista interesse do mercado neste tipo de telefones pequenos.

Assim sendo, de momento este é o portefólio da Apple em setembro de 2022:

  • iPhone SE 3rd Gen (2022)
  • iPhone 12
  • iPhone 13 Mini
  • iPhone 13
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max

Por fim, importa notar que os modelos agora descontinuados pela marca continuarão a ser vendidos nas lojas físicas até ao fim do stock. Para além disso, todos os equipamentos continuam a receber atualizações de software, ou seja, com direito a atualizações e suporte oficial no decurso das respetivas vidas úteis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com