O caso deu-se no Alasca ontem, 1 de dezembro, quando um homem ficou preso no Nimiuk Point. Foi graças à conectividade via satélite empregue nos Apple iPhone 14 que aquilo que poderia ser uma histórica trágica teve um final feliz.
Ao ver-se privado de uma ligação à rede móvel, o iPhone deste homem utilizou a funcionalidade Emergency SOS para alertar as autoridades locais para o sucedido. Os motivos para este acidente não foram esclarecidos pelas autoridades.
Emergency SOS do iPhone 14 faz o primeiro salvamento bem-sucedido
O relato foi tornado público pelo Departamento de Segurança Pública do Alasca. No comunicado, revelam terem sido alertados, no dia 1 de dezembro, pelas 02:00 horas locais, para um homem encalhado no Nimiuk Point.
Esse alerta chegou às autoridades do Alasca a partir do Centro de Resposta a Emergências da Apple. Este deu conta de um homem, que viajava de mota de neve, estar encalhado numa área perto de Kotzebue.
O relatório que chegou ao Departamento de Segurança Pública do Alasca continha as coordenadas exatas do local onde o homem se encontrava. Com esses dados, foram imediatamente enviados quatro voluntários para o local para procederem ao resgate.
Contam estes quatro voluntários que a precisão das coordenadas fornecidas pelo Emergency SOS do iPhone 14 foram baste precisas. Aliás, não se coibiram de expressar o seu espanto perante a precisão da informação recebida da parte da Apple.
O relatório publicado pelas autoridades locais afirmam não se terem registados feridos, tendo sido o acidentado transportado para Kotzebue. Esse documento carece ainda de pormenores adicionais sobre os motivos que causaram este acidente.
Aquilo que devemos reter desta história é que uma das principais novidades introduzidas no iPhone 14 já começa a dar resultados. Tal como muitas outras funcionalidades de auxílio dos utilizadores Apple, a Emergency SOS já provou que consegue mesmo salvar vidas.
Esta funcionalidade é automaticamente despoletada sempre que um utilizador de um iPhone 14 tentar ligar para o 112, mas não tiver rede. Desse modo, são utilizados vários satélites para registar a localização do utilizador e alertar as autoridades competentes.
Por enquanto, esta é uma funcionalidade apenas disponível nos EUA e Canadá. No final deste mês será alargada para França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido, mas ainda não sabemos quando chegará a Portugal.
Editores 4gnews recomendam: