Apple iPhone 14: as novas fugas de informação vão desiludir os fãs

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima geração de telemóveis Apple iPhone 14 será apresentada em setembro de 2022 durante o tradicional evento de outono da tecnológica de Cupertino. Entre as principais melhorias sugeridas para estes telemóveis iOS está um novo sensor de 48 MP.

Esta melhoria estaria presente na câmara principal dos modelos Pro, a saber, o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Na eventualidade de se verificar, será um dos maiores aumentos na contagem de megapixéis (MPs) desde que a gigante de Cupertino passou dos 8 MP na geração iPhone 6 para os 12 MP do iPhone 7 em setembro de 2016.

A geração Apple iPhone 14 pode trazer novos sensores de 48 MP

Apple iPhone 14 Pro

Segundo avança agora o leaker "It's fat" através da rede social chinesa Weibo, este salto de 12 MP para 48 MP não acontecerá com a geração iPhone 14 Pro. O testemunho do leaker foi primeiramente noticiado pela publicação Notebookcheck, de credibilidade algo dúbia, ou pelo menos sem provas dadas neste segmento.

Esta alteração na resolução máxima dos sensores de imagem para os modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max permitiria a gravação de vídeo em 8K, sendo essa uma das justificações para a suposta alteração. Em simultâneo, a qualidade de imagem também sairia reforçada nas mais diversas condições de captação de imagem.

A câmara de 48 MP permitiria a gravação de vídeo a 8K nos iPhone 14 Pro

According to analyst Ming Chi Kuo, the 2022 #iPhone 14 will adopt a 48MP camera and be capable of recording in 8K.They will come in a 6.1” & 6.7” but the mini will be discontinued.However we won’t see a periscope lens until the 2023 design refresh year. #Apple #AppleEvent pic.twitter.com/lmOHMhDECR

— The Apple Bizz (@theapplebizz) 14 de abril de 2021

Por outro lado, importa frisar que a possibilidade de utilização de um novo sensor com 48 MP nos Apple iPhone 14 Pro foi avançada pelo reputado analista de mercado Ming-Chi Kuo, dedicado sobretudo aos desígnios da mação. De qualquer modo, até à apresentação destes novos telefone não podemos descartar qualquer hipótese.

Em síntese, é provável que os próximos iPhone 14 e iPhone 14 Pro continuem a usar o sensor Sony IMX703 de 12 MP, presente também na geração Apple iPhone 13. Resta saber, contudo, quais serão as melhorias que a fotografia computacional trará, independentemente do hardware utilizado nos próximos telemóveis topo de gama.

Apple iPhone 14
Testemunho do leaker na rede social chinesa Weibo.

Note-se, por exemplo, que para melhores fotografias também importa cogitar a qualidade das lentes usadas, processador de sinal de imagem (ISP), entre outros fatores como a abertura máxima de cada objetiva, por exemplo. Ou seja, mesmo que o sensor permaneça inalterado em 2022, podemos ter mesmo assim melhorias significativas nos resultados produzidos.

Por fim, a nova geração de Apple iPhone será apresentada provavelmente em setembro de 2022. Terá, ao que tudo indica, três modelos, o iPhone 14 de 6,1 polegadas, iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas, bem como o iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.