Segundo informações agora divulgadas, no quatro trimestre de 2023 a Apple vai lançar um novo modelo iPad Pro com 16 polegadas.
A empresa de Cupertino quer tornar o iPad num substituto de um computador portátil, dando-lhe um ecrã equivalente ao do MacBook Pro de 16 polegadas.
iPad Pro com ecrã de 16 polegadas chega no quarto trimestre de 2023

No próximo ano, mais especificamente no quarto trimestre, a Apple vai lançar um novo modelo do iPad Pro com um ecrã de 16 polegadas. A informação chega através do site The Information que avança que o novo tablet terá um ecrã equivalente, pelo menos em tamanho, ao do MacBook Pro de 16 polegadas.
Desde há algum tempo que a Apple comercializa o seu tablet mais avançado como um bom substituto de um laptop. E, ao que tudo indica, este modelo viria consolidar essa estratégia no mercado e estaria mais direcionado para artistas gráficos e designers.
Aliás, em 2018, a Apple divulgou um vídeo em que apresentava cinco razões pelas quais o iPad Pro poderia substituir um computador portátil. As razões apresentadas foram:
1. É tão (ou mais) poderoso que um computador portátil
2. Funciona como ecrã de cinema, de edição, como livro e/ou computador.
3. Vai para todo o lado e com a ligação de comunicações móveis, conecta-se em qualquer lugar.
4. É muito fácil de utilizar
5. Funciona ainda melhor com Apple Pencil.
A reforçar este rumor estão declarações anteriores de Mark Gurman e Ross Young, habituais fontes confiáveis da Apple. Ambos avançaram que a empresa de Cupertino estaria a trabalhar num iPad com um ecrã maior. No entanto, ambos nunca avançaram com o tamanho de 16 polegadas.
Mas se a ideia é que o iPad Pro em 2023 tenha um ecrã equivalente ao do MacBook Pro, este rumor faz todo o sentido. Afinal, o portátil da Apple está disponível nos tamanhos de 14 e 16 polegadas.
Especificações iPad Pro 2022
Recentemente, a Apple lançou dois novos modelos do iPad Pro com 11 e 12,9 polegadas e com o chip M2. A variante com painel maior conta com retroiluminação mini LED, tecnologia Liquid Retina XDR, IPS, ProMotion, uma resolução de 2732x2048 pixéis e uma luminosidade XDR máxima de 1000 nits.
Já o iPad Pro de 11 polegadas está equipado com retoiluminação LED, tecnologia IPS, ProMotion, uma luminosidade SDR máxima de 600 nits e uma resolução de 2388x1668 pixéis.
Outro dos destaques dos novos modelos é a câmara frontal ultra grande angular de 12 megapixéis. Este sensor fornece um campo de visão de 122 graus e o recurso enquadramento central que permite melhor qualidade nas selfies, assim como nos vídeos para as redes sociais. A câmara TrueDepth permite ainda desbloquear o iPad Pro através do Face ID.
Mas o melhor de tudo é a funcionalidade de enquadramento central. Tudo porque, através de um processo de machine learning, a câmara aprende a adaptar-se a qualquer enquadramento numa videochamada. Também aumenta ou diminui o zoom nos momentos chave em que outras pessoas se juntam ou abandonam a chamada. Funciona com FaceTime e com outras aplicações de videoconferência.
Ambos os modelos estão já disponíveis para compra com os preços da variante de 11 polegadas a começar nos 1.079 euros e nos 1.479 euros para a versão com 12,9 polegadas.
Editores 4gnews recomendam: